CONFIRA

Fim da conta de luz para idosos 60+: Como dar adeus ao pagamento em 3 passos simples e salvar o bolso


Fim da conta de luz para idosos 60+ (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

Fim da conta de luz para idosos 60+

Um anúncio recente sobre a possibilidade de brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) obterem isenção total da conta de luz tem provocado grande alvoroço. Ocorre que os idosos estão incluídos nesses grupos e em 3 passos simples é possível salvar o bolso.

Por meio de parcerias com empresas privadas e públicas, o Governo Federal constantemente estabelece políticas públicas direcionadas a idosos de baixa renda ou com deficiência, com o simples intuito de facilitar a distribuição dos gastos para outras necessidades.

SAIBA MAIS! Fim da CONTA de luz: Lei entra EM VIGOR e milhares de IDOSOS ficam em festa com corte no pagamento

Este benefício é especialmente voltado para famílias registradas no Cadastro Único, com uma renda mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo nacional.

Além das famílias de baixa renda, o programa estende seus benefícios a outros grupos prioritários, incluindo idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Veja também

Uma extensão significativa do programa também cobre famílias com um rendimento de até 3 salários mínimos que têm em casa pessoas com doenças ou deficiências que exigem o uso constante de aparelhos elétricos de acordo com informações do portal UOL.

Isenções garantidas para idosos (Foto: Reprodução - Freepick, Montagem - TV Foco)
Idosos podem ficar isentos da conta de luz (Foto: Reprodução / Freepick / Montagem TV Foco)

Trata-se do Programa Tarifa Social, onde é possível ter descontos generosos na conta de luz. A estrutura de descontos é ajustada de acordo com o consumo de energia da família. O maior desconto é oferecido para os menores consumos, incentivando as famílias a serem mais conscientes no uso da energia.

Por exemplo, famílias que consomem entre 0 e 30 kWh por mês podem receber até 65% de desconto em suas contas, enquanto aquelas com um consumo entre 31 e 100 kWh recebem um desconto menor, e assim por diante. Porém, é importante destacar que para consumos acima de 221 kWh por mês, o desconto não é aplicável.

Tarifa Social - (Reprodução Internet)
Tarifa Social  (Foto: Reprodução / Governo Federal)

QUAIS SÃO OS 3 PASSOS SIMPLES?

Em momentos de crise econômica, qualquer alívio no orçamento das famílias brasileiras é bem-vindo. Para ser elegível a essa redução na fatura de energia, é fundamental que a pessoa esteja devidamente inscrita no CadÚnico. É importante pontuar que esse benefício é aplicável apenas a residências.

  1. Para fazer a solicitação, deve-se ir à unidade do Cadastro Único de seu município;
  2. Levar documentação (Identidade e documentos que comprovem os pré-requisitos do programa Tarifa Social);
  3. O desconto é feito automático. Ao se mudar para um endereço, a conta tem que estar no nome do beneficiário inscrito no CadÚnico. Caso contrário, a tarifa social não é aplicada. Para corrigir o problema, é preciso entrar em contato com a distribuidora de energia;

 

 

 

 

🚨 BBB24: Davi ameaçado por aliado + Real motivo do surto de Alane + Portiolli em gu3rra com Huck    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]