urgente

Fim automático da poupança: Decreto do Banco Central atinge Itaú, Santander e+ com 2 alertas pra encerramento


Banco Central / Itaú / Santander - Montagem TVFOCO

O comunicado do Banco Central que atinge bancos como Itaú, Santander e mais

O Banco Central, a entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país, fez um comunicado abordando o fim da poupança.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Assim, o decreto da autarquia acaba atingindo bancos como Itaú, Santander e outros, com nada mais, nada menos que dois alertas para encerramento, que vocês conferem nesta quarta-feira (17).

Bom, poucos sabem que existe uma maneira que poderá desativar a sua conta poupança. De acordo com informações do UOL, obtidas pelo Procon, o cliente poderá ter a conta poupança finaliza por não usá-la.

O fato é que, seja qual for o banco poderá cancelar a sua conta, caso você não a movimente por mais de seis meses.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A decisão do Banco Central é válida para todas as instituições financeiras, como Itaú, Bradesco, Santander e outras. Porém, o cliente deverá ser informado trinta dias antes do encerramento da conta-poupança.

Veja também

“As contas inativas por mais de seis meses podem ser encerradas por opção do banco. Se o banco optar pelo encerramento da conta, deverá informar o correntista trinta dias antes de completar o sexto mês de inatividade”, disse o Procon ao UOL.

E não para por aí. Também existe outra forma para o cliente acabar com a sua conta poupança nas instituições financeiras. Mas, essa maneira visa a vontade do cliente, uma vez que ele poderá encerrar a sua conta a qualquer momento. 

Para isso, o brasileiro deverá ir até a sua agência bancária e entregar uma declaração por escrito sobre o fechamento. Em seguida, a instituição financeira irá pedir para que assine a declaração e iniciará o procedimento do fechamento, que poderá durar até 30 dias.

Por meio do seu portal oficial, o Banco Central destaca um comunicado sobre o assunto: “Obanco deve encerrar a conta quando verificar irregularidades nas informações prestadas, julgadas de natureza grave. Nas situações de CPF suspenso, cancelado ou nulo, a instituição financeira deve comunicar ao depositante a intenção de rescindir o contrato, estipulando prazo para eventual regularização da pendência, o qual não poderá ser superior a noventa dias”, diz.

“Além disso, o banco pode encerrar a conta por falta de interesse, uma vez que a abertura e a manutenção de contas bancárias são acordos livremente pactuados entre as partes. Nesse caso, porém, o cliente deve ser previamente informado”, esclarece.

“O encerramento pela instituição não inclui a possibilidade de encerramento automático por desuso por parte do cliente nem por inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos (CCF)”, pontua o banco.

Tem como reativar uma conta poupança cancelada?

Caso tenha o número da conta corrente ou poupança, o cliente deve ir à sua agência com o número da caderneta e o RG e pedir o saldo.

 Se houver recursos, o consumidor poderá sacar o dinheiro ou pedir a reativação da conta.

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: