Fim de saque de 100% do Aviso Prévio: Lei trabalhista em vigor corta 50% do benefício por 1 atitude de CLTs

Lei trabalhista traz corte no benefício do aviso prévio indenizado pela metade aos trabalhadores CLTs por conta de 1 única atitude
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para quem não sabe, se trata do conjunto de leis que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil. A mesma, criada no ano de 1943, estabelece direitos e deveres dos empregadores e trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar nas leis, dessa vez iremos tratar a respeito delas e de um assunto que causa muita dor em ambas as partes, tanto funcionários como a alta cúpula das empresas. Ademais, estamos se referindo as demissões.
Assim, o time de especialistas em CLT do TV FOCO, a partir de informações do portal PONTOTEL, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demissão
A rescisão de um contrato envolve uma série de questões burocráticas, além do departamento de recursos humanos precisar fazer uma série de cálculos das verbas rescisórias, segundo o tipo de fim vínculo.
Ademais, há formatos demissão que necessitam da presença de um aviso prévio ao funcionário, deixando claro para ele que o vínculo está se encerrando. Por sua vez, diferentemente dessa situação, a demissão por justa causa não dá direito ao aviso prévio.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Afinal, o que é um aviso prévio?
Em síntese, o aviso prévio se trata de uma das obrigações na rescisão de um contrato de trabalho, independente da parte que deseje findá-lo. O mesmo, corresponde a um período de 30 dias, para que tanto a empresa como o colaborador possam se preparar para o adeus.
Vale dizer ainda que, existem 3 tipos de avisos, sendo eles o aviso prévio indenizado, aviso prévio trabalhado e aviso prévio cumprido em casa. Ademais, cada um deles é aplicado a depender do tipo de rescisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demissão sem justa causa
Ademais, o primeiro tipo de rescisão é a que ocorre sem justa causa, onde se enquadra o aviso prévio indenizado. Vale dizer que, essa situação se dá unicamente por desejo da contratante, garantindo uma série de direitos aos colaboradores. Dentre eles, podemos citar férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional, saldo de salários dos dias trabalhados, multa de 40% do FGTS e seguro-desemprego.

Demissão por justa causa
Por sua vez, nesse caso o funcionário faz um ato que prejudica a empresa de alguma forma. Vale dizer que, o CLT perde o direito de férias proporcionais, 13º salário proporcional, indenização de 40% do FGTS, saque do FGTS, seguro-desemprego, e até mesmo o aviso prévio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demissão por comum acordo
Nesse caso, a demissão se dá por um comum acordo. A ação acabou sendo considerada regular somente com a implementação da Reforma Trabalhista em 2017.
Ademais, o art. 484 da CLT destaca que, neste caso de fim de contrato, o colaborador possui o direito de receber as seguintes verbas rescisórias: saldo de salário, 20% da multa do FGTS, férias vencidas e proporcionais, décimo terceiro proporcional, e metade do aviso prévio, se for indenizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, neste caso, a lei trabalhista em vigor corta 50% do benefício após a atitude de demissão.

Considerações finais
- O aviso prévio se trata do período de 30 dias de aviso, podendo ser indenizado, trabalhado ou cumprido em casa;
- Demissão sem justa causa: Garante direitos como férias proporcionais, multa do FGTS e seguro-desemprego;
- Demissão por justa causa: Perde direitos como férias, 13º proporcional, FGTS e aviso prévio;
- Demissão por comum acordo: Acordo entre as partes, com direitos reduzidos, como metade do aviso prévio indenizado.
Veja mais notícias sobre CLTs CLICANDO AQUI.
O que é um trabalhador CLT?
Em suma, quando um trabalhador é contratado via CLT, isso quer dizer que o emprego dele será formal, com carteira assinada, e ele terá direito aos principais benefícios da CLT como FGTS, INSS, décimo terceiro, férias, jornada de trabalho de até 08 horas diárias, e diversos outros direitos previstos nesta consolidação.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br