TRISTE FIM

Equipamentos vendidos à Record, escândalo e fim das transmissões: O adeus de emissora de TV, arrancada do ar

31/05/2024 às 14h25

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Record investiu alto na compra dos aparelhos da antiga concorrente (Foto: Divulgação)

Canal estreou com promessa de enfrentar outros gigantes, como Globo, Record e SBT, mas não durou muito tempo

Um prédio na Barra Funda, na cidade de São Paulo, chamou atenção ao começar a produzir conteúdo para a televisão, em 1991. Naquele ano, uma grande emissora fazia sua estreia no Brasil.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não se lembra, a antiga Jovem Pan chegou como uma grande promessa na TV aberta. Com um alto investimento, o grupo também tinha uma torre de transmissão, na Avenida Paulista, em São Paulo, que era 10 vezes mais potente que a da Globo.

Segundo o Terceiro Tempo, do Uol, o foco eram os documentários, programas esportivos e jornalismo. Naquele tempo, outros concorrentes, como Band e SBT, estavam focados no entretenimento e nas telenovelas, abrindo uma brecha para o crescimento da rival.

Jovem Pan, Emissora, Record
Mario Travaglini e Milton Neves como narradores na extinta TV Jovem Pan, nos anos 90 (Foto: Divulgação)

Porém, o sucesso durou pouco tempo. Logo nos primeiros anos, surgiram brigas entre os acionistas e escândalos financeiros. Houve até uma CPI para a investigar irregularidades na formação da emissora, apontando desvio de verba e um superfaturamento multimilionário. O fim, então, foi inevitável.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com a Folha de S. Paulo, a Record acabou se saindo bem em meio ao escândalo da antiga concorrente. Após o grupo encerrar as atividades na televisão aberta, a emissora do bispo acabou ficando com o prédio e uma série de equipamentos em uma negociação que beirou US$ 30 milhões.

Veja também

Record, Jovem Pan
O antigo prédio da extinta TV Jovem Pan foi comprado pela Record (Foto: Divulgação)

Como acompanhar a programação da Record?

Além da grade na TV aberta, a emissora também disponibiliza trechos dos telejornais, regionais e nacionais, no YouTube. No PlayPlus, que é a plataforma paga por assinantes, as edições são publicadas completas, além de novelas e séries do canal.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.