COMO ASSIM?

Demolição e encerramento: O fim de fábrica de produtos de limpeza nº1 em Fortaleza, CE, após 84 anos

09/04/2025 às 0h15

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Fábrica de produtos de limpeza fechou as portas (Foto: Divulgação)

Empresa tradicional de Fortaleza, que fez parte da construção de um dos bairros da capital e influenciou crescimento da economia, teve fechamento inesperado, cedendo lugar para hipermercado

Uma das maiores e mais importantes fábricas de Fortaleza, no Ceará, teve um triste fim, após 84 anos de funcionamento. O espaço, responsável por diversas marcas de produtos de limpeza na cidade, chegou a figurar entre os mais influentes da região, até fechar as portas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundado em 1915, o prédio da Siqueira Gurgel assumia os serviços de produção do Sabão Pavão, do Óleo Pajeú, do sabonete Sigel e da gordura de coco Cariri, que tinham alta demanda de vendas na capital. Primeiro, na Praça da Estação, mas, depois, migraram para o bairro de Monte Castelo.

Segundo o Diário do Nordeste, houve mudanças em 1999. Na época, a fábrica teve sua venda oficializada para o Hipermercado Bompreço, que assumiu o local, depois de uma longa reforma. As instalações, que abrigavam um alto número de trabalhadores, foram totalmente demolidas, sem deixar nada do era antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Monte Castelo, inclusive, teve crescimento junto com a ascensão da Siqueira Gurgel. Isso porque, naquele tempo, boa parte dos moradores da comunidade eram funcionários da empresa, antes de repassar o posto para a rede de supermercados – que também já não existe mais.

Fortaleza, Ceará
Fábrica de produtos de limpeza em Fortaleza, no Ceará, funcionou por 84 anos (Foto: Diário do Nordeste)

Afinal, o que aconteceu?

De acordo com o jornal Fortaleza Nobre, as produções da fábrica teriam sido repassadas para a família Viana, que, posteriormente, transferiu os serviços para um novo espaço em Caucaia, uma cidade vizinha da capital. O mesmo também aconteceu com outras empresas locais, após a chegada de grandes empreendimentos, como os hipermercados, que estavam em alta na década de 90.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hipermercado Bompreço
Hipermercado Bompreço ocupou lugar da fábrica, mas também encerrou as atividades (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, a fábrica da Siqueira Gurgel, em Fortaleza, no Ceará, fechou as portas;
  • O espaço funcionava na capital, servindo para o crescimento do bairro de Monte Castelo;
  • Na época, o foco estava na produção de produtos de limpeza aos moradores da região;
  • No entanto, na década de 90, o Hipermercado Bompreço comprou o prédio na capital;
  • Houve diversas mudanças na cidade cearense e ambos já não funcionam mais no local;
  • Apesar disso, os dois empreendimentos aparecem entre os mais importantes para a região.

+ Contudo, veja ainda outras empresas que também fecharam as portas no Brasil!

Ceará
Destaque
Fábrica
falência
fortaleza
Hipermercado Bompreço
Siqueira Gurgel

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.