ADEUS

Morte do dono, extinção e venda: O fim de gigante dos eletrodomésticos após ser engolida pela Electrolux

06/06/2024 às 17h28

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Marca foi vendida para a Electrolux (Foto: Reuters)

Empresa multimilionária foi vendida para concorrente e teve o nome aniquilado no mercado

Uma importante fabricante surgiu no Brasil na década de 40. Criada pela família Prosdócimo, a Refripar tinha como foco a produção de geladeiras, congeladores, entre outros diversos, para enfrentar a Electrolux.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O sucesso foi absoluto. Na época, a empresa paranaense passou a lançar os produtos com o mesmo nome da família responsável, colocando as mercadorias da “Prosdócimo” entre as mais vendidas do país, assumindo a vice-liderança.

Electrolux, Prosdócimo
Os antigos produtos Prosdócimo foram vendidos para a Electrolux há quase 30 anos e acabaram tendo o nome extinto do mercado (Foto: Divulgação)

Foi uma longa temporada presente na casa de milhões de pessoas. Porém, a fusão com outra gigante companhia do setor acabou fazendo com que sumissem do mapa. No fim do século passado, a marca passou a desaparecer gradualmente das lojas.

Segundo a Folha de S. Paulo, em maio de 1996, a Electrolux comprou 100% das ações da Refripar, virando a dona da Prosdócimo. Surpreendentemente, a sueca viu suas vendas aumentarem em cerca de 26,7% no período de 1 ano, se tornando praticamente imbatível.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Electrolux, Prosdócimo
Após comprar a marca Prosdócimo, na década de 90, a Electrolux consolidou ainda mais seu nome no mercado dos eletrodomésticos (Foto: Divulgação)

Inicialmente, os produtos passaram a ser vendidos como “Electrolux-Prosdócimo”. Porém, em poucos meses, o antigo nome foi apagado da linha de produção. O presidente da época, Antônio Carlos Romanoski, justificou que a extinção se deu por conta de uma questão estratégica.

Veja também

Prosdócimo
Sérgio Prosdócimo, um dos responsáveis pela empresa, morreu em 2018, aos 76 anos de idade (Foto: Gilson Abreu)

O que aconteceu com a família Prosdócimo?

Depois de se vender e mudar sua razão social para a atual dona, o nome desapareceu. Em maio de 2018, Sérgio Prosdócimo, um dos herdeiros da empresa e responsável pela antiga gestão, morreu aos 76 anos de idade, vítima de problemas cardíacos.

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.