ALERTA

Adeus: O FIM de serviço vital do Banco Central após 35 anos e substituto confirmado às pressas

27/05/2024 às 21h37

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Fachada do Banco Central (Foto: Reprodução / BC)

Fim de serviço vital decretado pelo Banco Central

O Banco Central age para assegurar a solidez e a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN), garantindo a saúde e o equilíbrio econômico-financeiro das instituições.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Ocorre que um fim de serviço vital impactou todos os correntistas que possuem aplicativo de banco instalado no celular, como os do Bradesco, Itaú e Santander, por exemplo.

SAIBA MAIS! Desvendado sobre fim do dinheiro em papel: Comunicado do Banco Central atinge vida de milhões de brasileiros

Ocorre que de fato, desde fevereiro de 2024, o sistema de Documento de Ordem de Crédito (DOC), um mecanismo tradicional de transferência bancária no país, deixou de funcionar após 35 anos.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, relatou que a extinção do DOC se deve à queda na sua utilização pelos usuários.

Veja também

Esta redução se elevou após o lançamento do PIX no final de 2020, uma alternativa mais prática e rápida de transferir dinheiro.

TED e DOC (Foto: Reprodução / Internet)
Banco Central anunciou o fim da TED e DOC (Foto: Reprodução / Canva)

Além do DOC, foram descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), criadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, mas que também caiu em desuso após a implementação dos meios de pagamento instantâneos, como o PIX.

O DOC ficou bem atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 24 bilhões de acordo com informações da CNN Brasil.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor da Febraban.

Vale destacar que o Bradesco foi uma das últimas instituições financeiras a encerrar esse tipo de serviço.

O Itaú encerrou em janeiro de 2023. Já o Santander, finalizou em setembro de 2023. O Banco do Brasil acabou com as transações para pessoas físicas em outubro e a Caixa em janeiro de 2024.

Caixa Eletrônico (Reprodução/Internet)
Caixa Eletrônico (Foto: Reprodução / Canva)

COMO CONSULTAR OS VALORES A RECEBER DO BC?

Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site www.valoresareceber.bcb.gov.br/publico

Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.