Atenção

Já pode ir se despedindo do dinheiro em papel: Fim de uma era chega ao real com substituto do Banco Central

24/04/2024 às 1h02

Imagem PreCarregada
Banco Central (Reprodução: BC)

Nova era chega no Brasil e coloca possível fim a cédulas de dinheiro

Convenhamos que a cada dia que passa usar dinheiro em papel está menos viável e o Banco Central sabe bem disso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, uma nova modalidade de pagamento pode chegar para abalar de vez as estruturas do Banco Central e mudar a tecnologia de pagamentos no Brasil.

Segundo o Diário de Pernambuco, os brasileiros deverão contar com uma nova versão do Real, bem diferente da tradicional nota física já conhecida pela população, até o fim deste ano, de acordo com previsão do Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A novidade é o Drex, que é mais uma revolução na forma de pagamento em uma nova era de serviços e produtos financeiros com os ativos digitais, a tokenização e as CBDCs, as conhecidas moedas digitais de bancos centrais.

A nova moeda digital será utilizada por instituições financeiras autorizadas para facilitar as transações no país, com a premissa de tornar os pagamentos digitais mais acessíveis, eficientes e seguros, além de impulsionar não apenas a digitalização, mas também a tokenização da economia. Um dos bancos que já se uniu à iniciativa e iniciou testes no sistema foi o Banco do Nordeste.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim como o Pix, o Drex está inserido na chamada Agenda BC#. Trata-se de um planejamento estratégico do Banco Central que tem, entre seus focos, a inovação, a competitividade e a inclusão. 

O intuito do Banco Central é que, assim como o Pix revolucionou a forma de pagamento de produtos e serviços, o Drex também transforme a oferta e o consumo de serviços financeiros e de investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o DREX não vai acabar com o dinheiro físico, em papel, nem substituí-lo. Será mais uma forma de movimentação já que a cada dia que passa o dinheiro em cédula está entrando em desuso.

COMO FAÇO PARA CONSULTAR MEU CPF NO BANCO CENTRAL?

Entre no site do BC e digite seu CPF (Caso não tenha conta no sistema Gov.com ou precise recuperar sua senha, digite seu CPF na página de acesso e insira os dados pessoais solicitados) Digite sua senha do Gov (a mesma utilizada para acessar a carteira de habilitação digital ou carteira de vacinação).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.