Adeus

Intervenção e despedaçado pelo Banco Central: O fim de banco tradicional e 300 agências engolidas por rivais


Banco tradicional encerrou suas atividades (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma instituição financeira encerrou suas atividades e travou uma guerra judicial contra o Banco Central

O Brasil conta com diversas instituições financeiras espalhadas pelo país, mas o número seria ainda maior se não fossem alguns que encerraram suas atividades. O Banco Central, inclusive, entrou em uma batalha judicial contra um gigante, que deu adeus a centenas de agências.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Ao longo dos anos diversas empresas encararam crises financeiras, algumas delas conseguiram dar a volta por cima, mas outras não e deram adeus em definitivo. Porém, outras, mesmo após o fechamento, ainda geraram polêmicas e guerra nos tribunais.

O Banco do Commércio e Indústria de São Paulo S.A., mais conhecido como Comind, surgiu em 1889, por lavradores da elite cafeeira paulista. Quase 100 anos depois expandiu suas operações após comprar o Banco Residência, que tinha sede no Rio de Janeiro.

Comind teve quase 100 anos de história (Reprodução: Internet)
Comind teve quase 100 anos de história (Reprodução: Internet)

A instituição financeira chegou a ocupar a 5° posição no ranking nacional, já que contava com mais de 17 mil funcionários espalhados em 300 agências. Até que em novembro de 1985 sofreu uma intervenção federal.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Liquidação e intervenção do Banco Central

De acordo com o jornal ‘Folha de S. Paulo’, o Comind quebrou em 1985 e entrou no vermelho na conta de reservas bancárias. Esta é uma espécie de conta que todas as instituições financeiras precisam manter no Banco Central.

Veja também

O banco fechou em 1985 (Reprodução: Internet)
O banco fechou em 1985 (Reprodução: Internet)

Por conta disso, ainda segundo o jornal, o BC e o banco entraram em uma guerra judicial por conta do pagamento das dívidas. O motivo era por conta dos índices de correção sobre a aplicação dos juros nas dívidas. Isso porque o BC queria um índice maior e o Comind um menor.

Isso perdurou até 2000, quando o Banco Central ganhou a batalha na justiça, tendo o direito de receber cerca de 370 milhões de reais, além de R$26 milhões em honorários advocatícios.

Com a sua liquidação, o Comind teve todas as suas 300 agências fechadas e deu adeus em definitivo há quase 40 anos.

Banco Central travou uma batalha contra o Comind (Reprodução: BC)
Banco Central travou uma batalha contra o Comind (Reprodução: BC)

Qual banco com mais clientes no Brasil?

A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira com o maior número de clientes do Brasil, já que os números superam os 150 milhões de usuários. Já o banco digital com o maior número de clientes é o Nubank, que inclusive ultrapassou bancos tradicionais.

🚨 "Revolta" de Serginho Groisman por causa de Davi + Global dá calote em garoto de progr@m# + Eliana nas manhãs da Globo     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA