ALERTA

Fim revelado do cartão de crédito, substituto e a maior virada no PIX: Banco Central faz anúncio com 3 alertas


Cartão de crédito, PIX e Banco Central (Foto: Reprodução / BC)

Já imaginou o fim do cartão de crédito? Acontece que o substituto pode surpreender e também o PIX passará pela maior virada. Hoje iremos destacar 3 alertas do Banco Central.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Acontece que uma notícia espalhada nas redes sociais causou um susto em várias pessoas sobre o fim dos cartões de crédito. Atualmente essa modalidade são os responsáveis por ajudar os brasileiros a realizarem compras parceladas.

SAIBA MAIS! FIM: O adeus de serviço aclamado antecipado pelo Banco Central que atinge o Nubank em cheio com substituto

Ocorre que os cartões de crédito podem estar com os dias contados por causa do PIX. De acordo com informações do Portal Terra, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, acredita que o novo meio de pagamento possa evoluir para a função crédito e assim vai excluir os cartões.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


“Com o crédito no PIX você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, destacou Roberto Campos Neto.

Veja também

Roberto Campos Neto (Foto: Reprodução / Internet)
Roberto Campos Neto (Foto: Reprodução / Gov)

PIX SERÁ O SUBSTITUTO DO CARTÃO?

Porém, esse assunto causa um debate e foi apenas uma opinião do presidente do Banco Central, onde oficialmente não tem nada que se direcione para esse sentido.

Porém, após 04 anos de funcionamento no país, o PIX segue tendo novas atualizações visando melhorar as experiências de seus usuários. A autarquia chegou a revelar que tem planos de lançar o PIX no crédito, inclusive.

Vale destacar que essa funcionalidade já está disponível em alguns bancos no Brasil. Enquanto a regulamentação não acontece, as instituições financeiras continuam operando a modalidade com regras próprias.

O pagamento pode ser feito através do PIX a partir de março (Reprodução: Internet)
PIX é uma das principais modalidades de transferência (Foto: Reprodução / BB)

QUAL É A MAIOR VIRADA DO PIX ANUNCIADA PELO BANCO CENTRAL?

Já a maior virada do PIX, conforme o que foi divulgado em dezembro de 2023, o Banco Central publicou as regras de funcionamento do PIX Automático de acordo com informações do portal Neon.

O Banco Central explicou que a nova modalidade trará ainda mais comodidade, oferecendo uma alternativa de pagamento recorrente sem fricções.

Já para quem está recebendo, o PIX Automático tem o potencial para aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.

Ou seja, diante das mudanças do Banco Central, além do PIX Automático, também teremos um limite de valor do qual podemos usufruir.

Agora que você já tem todas essas informações, caso você precise, é só aproveitar da melhor forma possível! O PIX Automático é uma espécie de débito em conta, onde você pode programar as contas de consumo para os pagamentos na data recorrente.

Banco Central emite comunicado sobre o Pix (Foto: Divulgação)
Banco Central e PIX (Foto: Reprodução / BC)

QUANDO COMEÇA A VALER?

A partir de outubro de 2024, será possível fazer PIX na recorrência, fixando um pagamento periódico por meio do sistema instantâneo.

De acordo com a resolução do Banco Central, as instituições que participam do PIX serão obrigadas a oferecer o novo serviço a partir de 28 de outubro de 2024.

Uma das novas regras do PIX Automático é que todas as transações efetuadas com esse meio de pagamento requerem uma autorização prévia do pagador.

Pix automático vai chegar para todos em outubro (Reprodução: Internet)
Pix automático vai chegar para todos em outubro (Foto: Reprodução / BC)

QUANDO O BANCO CENTRAL DO BRASIL FOI FUNDADO?

Em dezembro de 1964, a Lei nº 4.595 cria o Banco Central do Brasil, autarquia federal integrante do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Entretanto, o Banco Central iniciou suas atividades somente em março de 1965, uma vez que o art. 65 da Lei estabeleceu que entraria em vigor 90 dias após sua publicação.

🚨 Espírito de estrela da RedeTV! aparece ao vivo em programa + Globo demite 16 estrelas + Fátima furiosa        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br