CONFIRA

Acabou o IPVA: Motoristas estão em festa com notícia e lista de veículos isentos acaba de ser divulgada

31/05/2024 às 9h40

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Essa lista de veículos está isenta do pagamento do IPVA (Foto: Reprodução/ Internet)

Divulgada uma lista de veículos que estão livres do IPVA e motoristas não precisam mais se preocupar

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um documento pago todos os anos pelos donos de carros e motos no Brasil. Vale dizer que, para muitos, esse imposto é uma grande dor de cabeça, já que é cobrado logo no início do ano. No entanto, o que muitos não sabem, é que uma lista de veículos isentos de pagar esse tributo foi divulgada agora em 2024. A seguir confira mais detalhes sobre o assunto.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Os valores de IPVA variam para cada tipo de carro, podendo ser mais barato, se o seu carro for mais simples ou mais antigo, e podendo ser muito caro também, se o veículo for novo, e não popular, por exemplo. A taxa do imposto é cobrada logo nos primeiros meses do ano, mas, na próxima cobrança, parte dos automóveis estarão isentos de ter que pagar alguma coisa. As informações são do portal ‘Use Zapay’.

Em uma lista divulgada pelos governos estaduais, já é possível ver quem está livre do imposto. Se você é do Rio Grande do Norte e Roraima, carros com 10 anos ou mais já são isentos. Já no Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, por exemplo, veículos com mais de 15 anos de fabricação, são isentos do IPVA. O mesmo vale para o Distrito Federal.

Fim do IPVA para uma lista específica de carros é confirmada no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Fim do IPVA para uma lista específica de carros é confirmada no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)

Já no estado do Mato Grosso, o IPVA deixa de ser cobrado apenas aos veículos com 18 anos ou mais de fabricação. Outras unidades federativas do Brasil concedem a isenção apenas aos veículos com 20 anos ou mais de fabricação, e são eles: São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


IPVA atinge em cheio o bolso dos condutores brasileiros (Reprodução: Internet)
A depender do estado, veículos com até 15, 18 ou 20 anos podem ser isentos do pagamento do IPVA (Reprodução: Internet)

Vale dizer que, além dessa isenção envolvendo a idade do veículo, em alguns estados pessoas com deficiência (PCD) física, visual, mental ou autistas podem conseguir a isenção do IPVA. Quando o veículo é usado para trabalho, pode ser que o estado também conceda o benefício da isenção do imposto. Assim, se encaixam nesses casos, taxistas, motoristas de vans escolares, entre outros.

Veja também

Fim do IPVA para os donos de alguns veículos (Foto: Reprodução/Internet)
Fim do IPVA para os donos de alguns veículos (Foto: Reprodução/Internet)

Como calcular o valor do IPVA?

Segundo o portal ‘e-investidor’, para calcular o IPVA o dono do veículo deve multiplicar a alíquota, essa que varia conforme o Estado, pelo valor venal do veículo e depois dividir o resultado por 100. Por exemplo, um automóvel de passeio registrado em São Paulo com valor venal de R$ 100 mil vai pagar R$ 4 mil de imposto, porque a alíquota cobrada é de 4%.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

PCD

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.