ADEUS

Fim: Shopping de SP fecha as portas permanentemente, encerra atividades após 19 anos e despeja 38 lojas


Shopping de SP fecha as portas (Foto: Reprodução / Canva)

Antes de mais nada, é válido destacar que o Shopping é uma edificação de grandes proporções. Ou seja, um centro comercial que contém um conjunto de estabelecimentos de varejo de diferentes bens de consumo, além de prestação de serviços e lazer.

Sabemos que com a situação econômica e financeira em que o mundo se encontra na atualidade, muitas grandes empresas e lojas não estão conseguindo se manter abertas e estão acabando declarando falência, e os Shoppings, apesar de serem empreendimentos de grande porte, também passam por esse tipo de situação.

SAIBA MAIS! Falência? Shoppings centers, que vocês amam, podem estar com os dias contados e esse é o grande responsável

Ocorre que com a pandemia da Covid-19, os Shoppings sofreram grande impacto do isolamento social e até hoje muitos lojistas e o próprio centro comercial seguem tentando se restabelecerem.


A recente notícia do encerramento das atividades de um famoso Shopping pegou a comunidade empresarial de São Bernardo do Campo, em São Paulo de surpresa.

Veja também

Este centro comercial tradicional desempenhou um papel crucial na economia local ao longo dos anos e sua iminente cessação de operações gerou desespero entre os lojistas que estavam estabelecidos lá.

Segundo informações circulantes entre os comerciantes na época, o Marechal Plaza Shopping foi adquirido por um grupo de investidores chineses, que planejam transformar o local em um centro comercial no estilo da famosa Rua 25 de Março, conhecida por sua variedade de produtos e preços acessíveis.

Shoppings famosos não resistem, ficam diante de falência e começam a baixar às portas - Foto: Internet
Shopping famosos baixou às portas (Foto: Reprodução / Canva)

O QUE DIZ OS LOJISTAS?

Além do impacto nos negócios locais, o fechamento do Shopping também afetou a comunidade em geral, que perdeu um espaço de encontro e entretenimento.

Inaugurado em 2004 pela MZM Construtora, o Marechal Plaza Shopping se tornou uma referência na região ao longo dos anos, com uma área de 8 mil metros quadrados e 38 lojas, oferecendo uma ampla variedade de opções aos consumidores.

“Fomos pegos de surpresa. Lamentamos muito, pois o comércio está passando por dificuldades. A política do governo, tanto estadual quanto federal, não ajuda. Só há medidas que aumentam tributos. E, na verdade, é preciso estimular quem realmente produz”, afirmou Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) em entrevista ao Diário do Grande ABC.

Marechal Plaza Shopping, era localizado no Centro de São Bernardo em São Paulo (Foto: Reprodução / Diário do Grande ABC)
Marechal Plaza Shopping, era localizado no Centro de São Bernardo em São Paulo (Foto: Reprodução / Diário do Grande ABC)

O QUE DIZ O SHOPPING?

Uma semana após a publicação da reportagem no portal citado acima no final de 2023, a administração do Marechal Shopping confirmou o fechamento do estabelecimento.

“O Marechal Plaza Shopping, por meio de seus proprietários e através da sua administradora Urbanize Desenvolvimento Imobiliário, vem a público, com pesar, informar o encerramento de suas atividades”, iniciou a nota.

“Em decorrência da inviabilidade econômica do empreendimento, que se agravou no período da pandemia, mesmo após diversas tentativas, não restou alternativa aos empreendedores, a não ser o encerramento de suas atividades em 20 de janeiro de 2024”, anunciou a administração do Shopping.

Após um longo ciclo de quase 20 anos contribuindo com o comércio na região central da cidade, o Marechal Plaza Shopping agradeceu aos lojistas e os clientes que passaram pelo local.

Nesse mês de abril, completa 03 meses que aconteceu o encerramento das atividades do Shopping, onde as informações no Google já apontam que ele foi fechado permanentemente.

Marechal Plaza Shopping foi fechado em janeiro de 2024 (Foto: Reprodução / Google Maps)
Marechal Plaza Shopping foi fechado em janeiro de 2024 (Foto: Reprodução / Google Maps)

ALGUM DIA OS SHOPPINGS PODEM FECHAR AS PORTAS?

Esse tipo de lazer continua sendo o queridinho dos brasileiros, mas muitos costumam ir ao local apenas para passear e o intuito do centro comercial é vender.

Outro ponto é que as vendas online oferecem diversos benefícios aos clientes, bem como comodidade, e permite que os compradores examinem as avaliações, comparem preços e façam compras a qualquer hora do dia.

O fato é que estes estabelecimentos têm sofrido para conseguir atrair de volta os consumidores e em meio a isso, o e-commerce brasileiro cresceu mais de 70% somente em 2020 de acordo com informações do portal O Valor.

Algumas possibilidades colocam na mesa a grande chance dos Shoppings se reinventarem. Como, por exemplo, uma experiência mais digital, academias, spas, centro de eventos, galerias de arte e até espaço para a prática de esportes, que inclusive, alguns Shoppings no Brasil já estão investindo.

Assim, caso invistam em inovações, os estabelecimentos comerciais possuem grandes chances de se sobressaírem ao e-commerce. Mas não, os Shoppings provavelmente não vão acabar definitivamente, mas eles precisam se conectarem cada vez mais com a tecnologia.

🚨 Globo boicota Davi, engole cachê de todos os ex-BBBs e gera revolta + Eliana expõe Patrícia e "ataca"    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA