Home » Agora » Fim: Shopping de SP fecha as portas permanentemente, encerra atividades após 19 anos e despeja 38 lojas
Antes de mais nada, é válido destacar que o Shopping é uma edificação de grandes proporções. Ou seja, um centro comercial que contém um conjunto de estabelecimentos de varejo de diferentes bens de consumo, além de prestação de serviços e lazer.
Sabemos que com a situação econômica e financeira em que o mundo se encontra na atualidade, muitas grandes empresas e lojas não estão conseguindo se manter abertas e estão acabando declarando falência, e os Shoppings, apesar de serem empreendimentos de grande porte, também passam por esse tipo de situação.
Ocorre que com a pandemia da Covid-19, os Shoppings sofreram grande impacto do isolamento social e até hoje muitos lojistas e o próprio centro comercial seguem tentando se restabelecerem.
A recente notícia do encerramento das atividades de um famoso Shopping pegou a comunidade empresarial de São Bernardo do Campo, em São Paulo de surpresa.
Este centro comercial tradicional desempenhou um papel crucial na economia local ao longo dos anos e sua iminente cessação de operações gerou desespero entre os lojistas que estavam estabelecidos lá.
Segundo informações circulantes entre os comerciantes na época, o Marechal Plaza Shopping foi adquirido por um grupo de investidores chineses, que planejam transformar o local em um centro comercial no estilo da famosa Rua 25 de Março, conhecida por sua variedade de produtos e preços acessíveis.
O QUE DIZ OS LOJISTAS?
Além do impacto nos negócios locais, o fechamento do Shopping também afetou a comunidade em geral, que perdeu um espaço de encontro e entretenimento.
Inaugurado em 2004 pela MZM Construtora, o Marechal Plaza Shopping se tornou uma referência na região ao longo dos anos, com uma área de 8 mil metros quadrados e 38 lojas, oferecendo uma ampla variedade de opções aos consumidores.
“Fomos pegos de surpresa. Lamentamos muito, pois o comércio está passando por dificuldades. A política do governo, tanto estadual quanto federal, não ajuda. Só há medidas que aumentam tributos. E, na verdade, é preciso estimular quem realmente produz”, afirmou Valter Moura Júnior, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo) em entrevista ao Diário do Grande ABC.
“O Marechal Plaza Shopping, por meio de seus proprietários e através da sua administradora Urbanize Desenvolvimento Imobiliário, vem a público, com pesar, informar o encerramento de suas atividades”, iniciou a nota.
“Em decorrência da inviabilidade econômica do empreendimento, que se agravou no período da pandemia, mesmo após diversas tentativas, não restou alternativa aos empreendedores, a não ser o encerramento de suas atividades em 20 de janeiro de 2024”, anunciou a administração do Shopping.
Após um longo ciclo de quase 20 anos contribuindo com o comércio na região central da cidade, o Marechal Plaza Shopping agradeceu aos lojistas e os clientes que passaram pelo local.
Nesse mês de abril, completa 03 meses que aconteceu o encerramento das atividades do Shopping, onde as informações no Google já apontam que ele foi fechado permanentemente.
Outro ponto é que as vendas online oferecem diversos benefícios aos clientes, bem como comodidade, e permite que os compradores examinem as avaliações, comparem preços e façam compras a qualquer hora do dia.
O fato é que estes estabelecimentos têm sofrido para conseguir atrair de volta os consumidores e em meio a isso, o e-commerce brasileiro cresceu mais de 70% somente em 2020 de acordo com informações do portal O Valor.
Algumas possibilidades colocam na mesa a grande chance dos Shoppings se reinventarem. Como, por exemplo, uma experiência mais digital, academias, spas, centro de eventos, galerias de arte e até espaço para a prática de esportes, que inclusive, alguns Shoppings no Brasil já estão investindo.
Assim, caso invistam em inovações, os estabelecimentos comerciais possuem grandes chances de se sobressaírem ao e-commerce. Mas não, os Shoppings provavelmente não vão acabar definitivamente, mas eles precisam se conectarem cada vez mais com a tecnologia.
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são:
diego.laureano@otvfoco.com.br