Se surpreenda com os 2 tristes anúncios do WhatsApp no Brasil com bloqueio em 52 celulares e até fim selado por Claro, Vivo e Tim
E o famoso aplicativo de mensagens, o WhatsApp, conhecido por todos que usam os seus serviços diariamente, tem 2 tristes anúncios no Brasil, com bloqueio em 52 celulares e até fim selado por Claro, Vivo e Tim.
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As informações são do portal “tecmundo”, o qual informou no dia 24 de outubro deste ano de 2023, que o WhatsApp parou de funcionar em celulares Android antigos recentemente, pois o aplicativo de mensagens só será compatível com versões 5.0 ou superiores do sistema desenvolvido pelo Google, e em comunicado deu mais detalhes, dizendo:
“A partir do dia 24 de outubro de 2023, o WhatsApp será compatível apenas com as versões 5.0 e posteriores do Android”, explicou o WhatsApp, sem informar se haveria mudanças em relação ao suporte de versões dos iPhones, com sistema iOS.
A empresa ainda informou que a retirada se da devido à baixa popularidade do sistema, quando disse:
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“Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp”, pontuou a empresa.
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A ação da empresa chega a afetar cerca de 52 celulares que ainda usavam o sistema Android 4.1.2 Jelly Bean, que foi desenvolvido pelo Google na época. Confira os modelos na imagem abaixo:
Vale dizer que além do bloqueio do aplicativo nos celulares, a gratuidade do WhatsApp em planos de internet móvel pode estar com os dias contados, pois as operadoras do país, como Claro, Tim e Vivo, podem acabar com o uso ilimitado do aplicativo em seus planos de internet no Brasil.
Segundo informações do portal “moneytimes”, divulgadas em 26 de outubro deste ano de 2023, as operadoras oferecem o uso ilimitado de redes sociais muito utilizadas, como WhatsApp e Instagram, a clientes com plano de internet móvel, sem descontar da franquia de dados contratada, visando atrair mais clientes, usando a estratégia chamada de zero rating.
Contudo, devido aos aumentos feitos pelas grandes big techs, que têm aumentado cada vez mais a necessidade do uso de dados para a navegação, as operadoras estão enfrentando problemas de faturamento com a estratégia, o que pode acabar afetando aos clientes que usam os serviços.
Sabendo disso, alguns advogados fizeram alerta a clientes, dizendo:
“É importante destacar que as operadoras não podem revisar contratos em andamento; porém, a legislação não proíbe que sejam feitas alterações em pacotes após o seu vencimento”, alerta o advogado Stefano Ribeiro Ferri, especialista em Direito do Consumidor.
Que continuou: “Os contratos não são imutáveis, mas é necessário que, a partir do vencimento, fique claro que os serviços não serão gratuitos ou ilimitados”, explica Ferri.
Qual a maior operadora do Brasil?
Segundo o portal “techtudo”, a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, onde atua desde 2003, com mais de 85,3 milhões de clientes por todo o país.
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