Agora

Agora

Frango, peixe e +1: A proibição da ANVISA contra 3 marcas de carnes, retirada dos mercados e decreto em 2024

Anvisa fez alerta contra marcas de carne (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez alerta contra marcas de carne (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa fez proibição contra 3 marcas de carnes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, é responsável por fiscalizar todos os produtos que chegarão aos consumidores. E isso vai variar de alimentícios a cosméticos e remédios. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre a proibição da venda de três marcas de carnes.

Sempre que alguma empresa reprova nas medidas de segurança do órgão, seu produto é arrancado das prateleiras e foi justamente isso que aconteceu com essas 3 marcas. Elas precisaram ser removidas após um decreto da Anvisa. A notícia caiu como uma bomba no colo dos consumidores.

Em agosto de 2023, segundo matéria do G1, a Anvisa proibiu a venda, distribuição e utilização de um lote específico de atum da marca Cellier. A restrição ocorreu por causa de um surto de intoxicação alimentar no interior de São Paulo. O veto foi para um lote específico da marca.

O lote em questão foi o 08/05/23, que foi fabricado na mesma data e tem validade até 08/05/2025. O Centro Vigilância Sanitária de São Paulo relatou à Anvisa que houve um surto intoxicação alimentar por histamina em Centros de Educação Infantil (CEI) de Campinas após o consumo do alimento.

Atum ralado da Cellier (Reprodução/Internet)
Atum ralado da Cellier (Reprodução/Internet)

Por meio de nota, a Cellier informou que a origem do problema foi identificada rapidamente. “Tratou-se de uma falha pontual de operação que não mais ocorrerá, graças a inclusão de medidas corretivas em seu plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)”, disseram.

Veja também

Em julho do ano passado, Anvisa surpreendeu quando publicou a RESOLUÇÃO-RE N° 2.708, DE 21 DE JULHO DE 2023 D.O.U. de 24/07/2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização e uso do lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin.

Anvisa fez proibição contra 3 marcas de carne (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa fez proibição contra 3 marcas de carne (Foto: Reprodução/ Internet)

O produto foi fabricado em 13/06/2023 e válido até 13/09/2023, fabricado pela empresa Indústria de Frios e Embutidos Nalin, CNPJ nº 11.681.265/0001-19. O lote em questão do produto continha contaminação microbiológica. A informação foi do portal da Vigilância Sanitária de SC.

Qual outra marca foi proibida?

Em junho de 2023, a Anvisa informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 2.000, D.O.U. de 06/06/2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização e uso, do lote/data de fabricação 06/05/2023 do produto Carne Salgada de Bovino Sem Osso, marca Best Beef.

Foi informado que o prazo de validade era de 03/09/2023, da empresa Frigorifico Silva Indústria e Comércio LTDA, CNPJ nº 88.728.027/0001-46. A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário enviado pela empresa, devido à detecção de Salmonella spp. no produto.

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Kelly Araújo

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]