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R$690 milhões na mesa: A fusão colossal das Casas Bahia com gigante para aniquilar a Magazine Luiza


Casas Bahia faz fusão colossal com grande nome do varejo para derrubar a Magalu (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A fusão colossal das Casas Bahia com gigante do varejo para acabar com a Magazine Luíza

Em meados do ano de 2010, mais precisamente no mês de julho daquele ano, as Casas Bahia fez uma das fusões mais colossais para aniquilar rivais, principalmente a Magazine Luíza (Magalu) uma das mais fortes do setor.

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A fusão no caso foi com a antiga Ponto Frio, fundada ainda na década de 40, atualmente  chamada apenas por Ponto.

De acordo com o Correio Brasiliense, com essa fusão foi criada um novo grupo que passou a se chamar de Via Varejo, onde a captação de recursos ficaria por parte da Globex, controladora da rede Ponto.

Para esse novo acordo, que levou cerca de 4 meses para se consolidar, foi preciso injetar, cerca de R$ 690 milhões por parte do grupo do então, chefe de conselho da empresa Abílio Diniz.

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Aprovação do Cade

Apesar do acordo ter sido aprovado entre as partes no ano de 2010, apenas 3 anos depois, em 2013 o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou, com restrições, essa fusão.

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Essa aprovação só foi possível após um acordo em que as empresas aceitaram vender 74 lojas do novo grupo em em 54 municípios brasileiros.

Vale mencionar que, na época, a Via Varejo tinha associação do Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia.

Dos 54 municípios em que as lojas foram vendidas, 25 estavam localizados no Estado de São Paulo, 15 no Rio de Janeiro, seis em Minas Gerais, cinco no Distrito Federal, um em Goiás, um no Espírito Santo e um no Mato Grosso.

Essa medida teve como objetivo de garantir a concorrência nesses municípios, já que foi verificado pelo Cade que, juntas, Casas Bahia e Ponto Frio apresentam participação de mercado (varejo de bens duráveis e multiprodutos) superior a 60% .

A fusão entre Casas Bahia e Ponto Frio foi resultado de duas operações notificadas ao Cade no ano de 2009.

A primeira tratou da aquisição pela Companhia Brasileira de Distribuição, empresa (até então) integrante do Grupo Pão de Açúcar, de 70,24% da Globex Utilidades S.A (empresa do Grupo Globex), que atua sob a marca Ponto Frio.

A segunda era referente à associação entre Grupo Pão de Açúcar e Casas Bahia para a integração de seus negócios no setor de varejo de bens duráveis.

Conforme mencionamos acima, a consolidação de ambas as operações, deu origem a holding Via Varejo para administrar as redes Ponto Frio e Casas Bahia, além da Nova Ponto.com, empresa de comércio eletrônico responsável pelas vendas das três marcas na internet na época.

Por que o Ponto Frio mudou o nome apenas para Ponto?

Segundo a empresa, a mudança que ocorreu no ano de 2021, correspondia a uma reformulação da estratégia, dado que, com as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19, a companhia passou a trabalhar além do Varejo.
De acordo com o portal Valor, um comunicado dado pela própria empresa, na época, afirmou que essa  nova fase da marca tem foco em tecnologia com muito bom humor e sem enrolação, “Direto ao Ponto”.

 

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.