Globo

Ganhadora do Emmy, autora não emplaca novas novelas na Globo e decide investir em outro trabalho

Autora Claudia Lage não conseguiu emplacar novas novelas após Lado a Lado. (Foto: Divulgação)
Autora Claudia Lage não conseguiu emplacar novas novelas após Lado a Lado. (Foto: Divulgação)

Logo em sua estreia como autora titular na Globo, Claudia Lage recebeu o Emmy Internacional de melhor telenovela por Lado a Lado (2012/2013), trama que assinou em parceria com João Ximenes Braga. Com isso, a roteirista tinha tudo para trilhar um caminho de sucesso na emissora carioca, mas não foi o que ocorreu.

Lage não conseguiu emplacar novos projetos na Globo após o fim de Lado a Lado, mas não foi por falta de tentativas. Em 2016, a autora chegou a entregar uma nova sinopse de folhetim para a faixa das 18h, mas o projeto acabou sendo reprovado por Silvio de Abreu, diretor de dramaturgia da emissora.

+Marina Ruy Barbosa tem nova briga com Bruno Gagliasso nos bastidores e verdade vem à tona

+Larissa Manoela é cercada por multidão, causa alvoroço e precisa ser escoltada

Sem novas oportunidades na televisão, a autora decidiu investir na realização de um curso sobre a criação de novelas. Segundo informações do jornal Extra, Lage vai ministrar a oficina “O Roteiro de Novela Prática”, no Instituto Estação das Letras, no Rio de Janeiro. “O grupo funcionará como uma sala de roteirista, os alunos vão experimentar na prática o processo criativo de uma novela e de uma série de TV”, declarou a novelista.

REFERÊNCIAS

Após um início difícil, Verão 90 vai aos poucos conquistando o público e registrando crescimento na audiência. E uma das apostas do folhetim é o fator nostalgia, com diversas referências à obras de sucesso do cinema e da televisão nos anos 1980 e 1990.

Em entrevista ao jornal Extra, Izabel de Oliveira, uma das autoras do folhetim das 19h, comentou essas referências. “No fim dos anos 80 e durante toda a década de 90, fui uma telespectadora apaixonada. O folhetim sempre me instigou, e nessa fase tivemos novelas inesquecíveis, que mudaram a minha vida e fizeram de mim uma autora”, disse.

“Em Verão 90, estou tendo a oportunidade de homenagear essas tramas e esses autores maravilhosos, situando no contexto e no clima da nossa história. Sim, tem muito de Maria de Fátima (Gloria Pires) e Raquel (Regina Duarte) na relação Jerônimo (Jesuíta Barbosa)/ Janaína (Dira Paes), sem querer comparar com essa novela espetacular de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basséres. É mais uma brincadeira”, completou.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.