Chocante!

Pullmann, Bauducco e+: A nova proibição da ANVISA em pães com mais de 5 marcas atingidas confirmada pela Globo

06/06/2024 às 10h26

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Globo confirma proibição de ANVISA em pães e marcas atingidas (Reprodução/Montagem/Canva)

Anvisa ressalta proibição em pães e marcas muito famosas são atingidas

Para a surpresa de milhões de cidadãos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária cravou uma nova proibição importantes sobre um produto popular entre os consumidores.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

É importante ressaltar que, o barramento da Anvisa diz respeito a um alimento tradicional e bastante amado pelos brasileiros: pão! Assim, marcas como Pullman e Bauducco, foram atingidas diretamente.

Portanto, o órgão da vigilância sanitária publicou uma resolução contra produtos com porcentagens de ingredientes integrais sem a rotulagem devida, de acordo com o portal G1, da Globo.

Desse modo, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 712/2022 garante que quando o consumidor for comprar um alimento integral, o produto deve conter, no mínimo, 30% de ingredientes integrais.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Além disso, a quantidade de ingredientes integrais deve ser superior à quantidade de ingredientes reginados. Isso pode valer tanto para pães, biscoitos e demais alimentos que levam essa composição.

Veja também

Isso não quer dizer que, antes da norma, os produtos comercializados como integrais não tivessem em sua composição cereais integrais.

No entanto, a diferença é que a RDC 712/2022 definiu os requisitos mínimos de identificação e de classificação para uniformizar o processo.

Também de acordo com a resolução, para ser considerado integral, o ingrediente deve ser obtido, exclusivamente, de um cereal ou pseudocereal e ser submetido a processo tecnológico que não altere a proporção esperada de seus componentes anatômicos.

Com isso, os cereais e pseudocereais abrangidos pela norma são: alpiste, amaranto, arroz, arroz selvagem, aveia, centeio, cevada, fonio, lágrimas-de-Jó, milheto, milho, painço, quinoa, sorgo, teff, trigo, trigo sarraceno e triticale.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Agora as empresas precisam colocar a porcentagem integral no alimento (Reprodução: Globo)
Agora as empresas precisam colocar a porcentagem integral no alimento (Reprodução: Globo)
Nova lei da ANVISA sobre produtos integrais - Foto: Internet
Nova lei da ANVISA sobre produtos integrais – Foto: Internet
Marcas de pães integrais (Reprodução/CupomMestre)
Marcas de pães integrais (Reprodução/CupomMestre)

🚨 Mani faz a fila andar? Globo toma estrela do SBT antes de Eliana + Marrone internado  

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.