Globo desagrada em resposta ao Ministério Público sobre colocar negros em suas novelas


Logo da Globo. Foto – reprodução.

Toda metida a ‘politicamente correta’ e ‘inclusiva’, a Globo acabou sendo acuada pelo Ministério Público por ter poucos atores negros no elenco de Segundo Sol, atual novela das nove. O que seria apenas uma simples hipocrisia do canal acabou indo mais longe e deu muito o que falar.

A notificação recomendatória enviada à Globo dava prazo de dez dias para a emissora propor alguma solução aos questionamentos sobre a escalação de um elenco majoritariamente branco em “Segundo Sol”, uma novela ambientada em Salvador, cidade com população, em sua maioria, formada por negros, mulatos e pardos.

E a Globo respondeu à notificação, mas desagradou: “A resposta que veio é muito aquém do que se pretendia”, disse a procuradora Valdirene. “Foi uma explicação da Globo sobre as suas escolhas. A emissora não reconhece a existência de discriminação ou sub-representação”.

+ Globo muda e Criança Esperança apresentará novidades em 2018

O MPT, então, diz Valdirene, decidiu acompanhar a ação judicial que a União de Negros pela Igualdade (Unegro) está movendo contra a Globo na Justiça na Bahia. Na ação, a entidade pede “a incorporação da real proporcionalidade da população negra do Estado no elenco da novela”. Com informações do UOL.

Veja também

Vale dizer que o tema divide bastante a opinião das pessoas. Ao que parece, a grande maioria é contra essa imposição de se colocar negros “à força” nas emissoras, uma vez que elas são empresas privadas, mesmo sendo concessões públicas. Uns dizem que o ato é uma ‘palhaçada’; outros defendem.

SBT E RECORD TAMBÉM SÃO NOTIFICADAS:

De acordo com informações do jornalista Maurício Stycer, SBT e Record também receberam o “puxão de orelha” e foram notificadas. As duas emissoras têm o prazo de 45 dias para dar uma resposta convincente para o MP.

Na notificação, a Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MT enviou recomendações às emissoras.

Entre elas: elaboração de um Plano de Ação que contemple medidas para garantir a inclusão, a igualdade de oportunidades e de remuneração da população negra nas relações de trabalho; a realização imediata de um censo entre os trabalhadores que prestam serviços à empresa, com recorte de raça/cor e gênero; um levantamento da quantidade de artistas negros e negras que aparecem em telenovelas, séries, propagandas, programas de entretenimento, entre outros produtos, produzidos pela empresa bem como o de jornalistas e comentaristas.

🚨 Bomba: Davi não aguenta em forte desabafo, chora e desiste + SBT tira estrela da Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Quer falar comigo? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]