INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Benefício mais rápido: Jornal da Globo é paralisado com bomba sobre o pagamento retroativo do INSS em 2023

INSS E Globo (Reprodução - Internet)
INSS E Globo (Reprodução – Internet)

Jornal Da Globo é paralisado para comentar sobre o pagamento retroativo do INSS

A Globo decidiu dar uma atenção especial durante  sua programação para fazer o quadro ‘Pode Perguntar’ na EPTV, onde o público tira dúvida sobre diversos assuntos, inclusive INSS.

Fábio Turazza, advogado que participa do quadro, mostra para as pessoas as respostas sobre dúvidas recorrentes do dia a dia delas.

A primeira pergunta e uma das mais cruciais para a dúvida das pessoas é: “O que fazer para receber pagamento retroativo pelo INSS?”

E QUAL A RESPOSTA?

A entrevistada quis saber sobre os pagamentos retroativos do INSS, com a seguinte pergunta, que pode ser a mesma de milhares de brasileiros:

“Meu pai faleceu em 2019, no finados, e eu dei entrada no benefício que a minha mãe como viúva tinha direito. O INSS começou a pagar após 1 ano e meio e depois e dei entrada no retroativo, que não foi pago e até hoje não tem solução. Eu queria saber o que eu devo fazer”, perguntou.

Veja também

O advogado explica na Globo“O caso é a grande realidade de grande parte dos brasileiros. O site do INSS tem tido uma demora na análise desses pedidos. Por isso é importante você ficar atento para verificar se não tem nenhum tipo de exigência dentro do INSS para dar continuidade nessa análise”.

Logo após ele disse que existe um acordo com o Ministério Público que obriga o INSS a ter um prazo para entregar o resultado e caso o INSS não cumpra esse prazo, o segurado pode entrar na justiça contra ele.

O advogado diz que a pensão por morte pode ser pedido desde o dia da morte até o prazo de 90 dias, tendo condições de ter o retroativo nesse período.

Após isso, a data do início do benefício será a partir da data do requerimento.