Globo estreia série derivada de filme que colocou Fátima Bernardes no “olho do furacão”


Fátima Bernardes no "Encontro" (Foto: Reprodução/Globo)
Fátima Bernardes no "Encontro" (Foto: Reprodução/Globo)
Fátima Bernardes no “Encontro” na época em que se envolveu em polêmica
(Foto: Reprodução/Globo)

A Globo estreia nesta terça-feira (18) na internet e na próxima semana na televisão uma série derivada do filme que colocou Fátima Bernardes no “olho do furacão” em novembro do ano passado.

Recebendo no “Encontro” atores que lançavam o filme (que agora virou série) “Sob Pressão”, sobre ética médica, a apresentadora lançou uma enquete onde questionava se, em uma situação de emergência, um médico deveria escolher por salvar um policial com ferimentos leves ou um traficante em estado grave.

Os convidados do programa acabaram escolhendo priorizar o atendimento ao traficante, naquela situação específica. A opção provocou controvérsia nas redes sociais e gerou até ataques pessoais à apresentadora.

Dias depois de ficar no “olho do furacão” sendo bombardeada na internet, Fátima, junto com o major Ivan Blaz,chefe da assessoria de comunicação e porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, se pronunciou sobre o caso dizendo que ela e a equipe de seu programa se surpreenderam com a proporção da repercussão da enquete realizada.

A apresentadora explicou que o tema em questão era ética médica. “Os médicos não perguntam quem é a pessoa [que estão atendendo]. Isso faz parte do juramento que fazem. É da profissão. Mas o que deu a entender, pela repercussão nas redes sociais, era que o programa tomou uma posição pelo traficante, em vez da polícia. Jamais faríamos isso em um programa que discute temas relevantes todos os dias. Jamais ficaríamos do lado de quem está fora da lei. Estaremos sempre ao lado da polícia, que trabalha legalmente”, disse.

Veja também

Do outro lado da polêmica, o major Ivan Blaz afirmou que diversos agentes da polícia se sentiram ofendidos com a enquete do “Encontro”: “De acordo com a ética médica, não há o que discutir, mas quando se pega o pano de fundo de uma crise ética, moral, política e econômica do Brasil, a gente observa que há uma parte do público migrando para o lado dos traficantes. Isso lembra de uma decisão feita há mil anos, em que as pessoas preferiram o Barrabás”.

Na sequência, Fátima disse que “em nenhum momento houve uma escolha em relação ao tráfico em detrimento ao policial”, e comentou sua posição pessoal sobre a questão. “Se eu estivesse entre um policial e um traficante, eu, Fátima, socorreria o policial. Mas não sou médica, não poderia fazer isso. A questão médica não é essa. O traficante tem direito a advogado, e nem por isso vamos atacar o advogado em relação ao traficante. Por isso, não vamos atacar o médico por medicar a pessoa que mais precisa”, disse.

A série

Bruno Garcia (Décio) e Marjorie Estiano (Carolina) em cena de 'Sob Pressão' (Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)
Bruno Garcia (Décio) e Marjorie Estiano (Carolina) em cena de ‘Sob Pressão’
(Foto: Globo/Mauricio Fidalgo)

Uma tentativa frustrada de salvar seu grande amor, Madalena (Natália Lage), mudou de vez a vida do Dr. Evandro (Julio Andrade). O cirurgião-chefe de um hospital público do subúrbio do Rio de Janeiro precisou lidar com o atendimento da própria esposa, após um acidente de carro que ela sofreu nas imediações do local onde ele trabalha. Um ano se passou, mas Evandro ainda convive com a culpa e a dúvida sobre o real motivo que levou Madalena ao óbito. É com esse resgate da tragédia pessoal que atormenta o médico que que se inicia o primeiro episódio de ‘Sob Pressão’, previsto para ir ao ar no dia 25 de julho, e que estará disponível pelo Globo Play a partir desta terça-feira, dia 18, para assinantes. Apesar do trauma, Evandro sobrevive e faz uso de medicamentos controlados como forma de aguentar a pressão e se manter acordado para enfrentar, junto à equipe médica, os desafios diários que chegam à emergência do hospital.

A ambulância da vez traz uma grávida em estado grave e torna o ambiente ainda mais caótico do que o normal. A falta de estrutura e de uma maternidade indicam o alto risco daquele atendimento. Apesar do alerta, Evandro vai contra a avaliação de Décio (Bruno Garcia) e resolve receber a paciente mesmo assim. Enquanto tenta driblar a queda de energia e a falta de sangue para dar início ao procedimento que pode salvar a mãe, Evandro precisa lidar ainda com outros pacientes que lotam os corredores do hospital, como um homem que precisa ficar preso à maca para não agredir alguém, e outro que sofreu uma fratura leve na perna e acredita que seu dinheiro pode comprar um atendimento prioritário.

Entre um paciente e outro, tem ainda os que estão sempre por ali, como a hipocondríaca Dona Dercília (Ângela Rabelo), que cisma ter um problema de saúde, e Seu Rivaldo (Emiliano Queiroz), que vive no hospital e se recusa a levantar da cama com medo de perder sua maca. Ao lado de Evandro, a Dra. Carolina (Marjorie Estiano) também se esforça no atendimento aos pacientes. Um deles, o cantor e compositor Antenor (Monarco), apesar do câncer avançado que toma conta da região da laringe, não dá ouvidos à médica e se nega a fazer uma cirurgia que o faria perder a voz. Além dos doentes que já fazem parte da rotina, a cirurgiã vascular precisa correr contra o tempo para retirar um papelote de droga do estômago de uma criança, irmão de um traficante da região. Como se não bastasse ter a vida do menino em suas mãos, ela tem que realizar o parto de urgência da grávida que deu entrada mais cedo na emergência.

Temas de interesse social e ações de lançamento
‘Sob Pressão’ aborda diversos assuntos inspirados na vida real e cujo debate tem extrema importância para a sociedade. Pensando nisso, ao fim de cada episódio, o público verá cartelas informativas sobre os temas, como doação de sangue, assunto abordado no primeiro episódio. Ao todo, serão sete cartelas distintas, contendo informações e dados sobre os órgãos que atuam nas áreas em questão.

Além das cartelas, os perfis oficiais da Globo nas mídias sociais passam a exibir no dia 25, logo após os episódios de ‘Sob Pressão’, os vídeos do REP – Repercutindo Ideias, plataforma criada pela área de Responsabilidade Social da Globo para ouvir a contribuição das pessoas sobre temas de interesse social. O depoimento de estreia será o da médica Marcelli Tainah Marcante, que fala sobre resiliência e as dificuldades da profissão enquanto ser humano. Ela relembra um plantão em que teve que dar a notícia da morte de um paciente de 16 anos à sua mãe, na véspera do Dia das Mães.

Desde esta segunda, dia 17, o público teve acesso ainda ao ‘Replay 10’, com Marjorie Estiano, no Globo Play. A atriz fez uma lista com 10 médicos de sucesso das novelas e séries da Globo. Entre as escolhas estão médicos com dons mediúnicos, como Caíque (Sérgio Guizé), de ‘Alto Astral’, e Dimas (Selton Mello), de ‘A Cura’, e as doutoras Marta (Eva Wilma) e Cristina (Patrícia Pillar) da série ‘Mulher’.

Com direção geral de Andrucha Waddington e direção de Mini Kerti, a série ‘Sob Pressão’ é fruto do longa-metragem de Andrucha Waddington de mesmo nome, e é uma coprodução da Globo com a Conspiração, criada por Luiz Noronha, Claudio Torres e Renato Fagundes a partir de uma ideia original de Mini Kerti, livremente inspirada no livro “Sob Pressão – A rotina de guerra de um médico brasileiro”, escrito por Marcio Maranhão. Uma série de Jorge Furtado, que escreve os episódios com Lucas Paraizo, Antonio Prata e Márcio Alemão, e conta com a consultoria médica de Marcio Maranhão. ‘Sob Pressão’ vai ao ar às terças-feiras logo após ‘A Força do Querer’.

🚨 Bomba: Davi não aguenta em forte desabafo, chora e desiste + SBT tira estrela da Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.