VINGANÇA

Globo fica odiosa com Faustão, e pretende tirar milhões dele com jogada para vingar ida para Band: “Não é certo”


Apresentador gerou climão dentro da Globo após assinar contrato com a Band

Desde que foi comunicada a saída de Faustão da Globo, os bastidores da área comercial e de entretenimento do canal estão bem movimentados. O apresentador já está com contrato assinado com a Band para 2022, algo que incomodou bastante a TV Globo.

Para a Globo, ela está fazendo uma espécie de “esquenta” para a grade de um concorrente. Com isso a direção do canal está avaliando tirar Faustão do ar antes de dezembro para descansar a sua imagem. Mas, o setor comercial da emissora sinalizou “que não é certo” essa decisão, pois, iria gerar um prejuízo milionário, com o fim antecipado do Domingão do Faustão, aos cofres do canal.

Como informado pelo NaTelinha, de forma interna, a Globo desaprovou a atitude de Faustão em anunciar o seu contrato com a Band oito meses antes de deixar o canal. Em conversa com um executivo da Globo, a reportagem apurou que a avaliação nos bastidores foi de uma atitude “precoce e movida pela emoção”.

Acontece que a Globo tinha a expectativa que ele poderia assinar com um outro canal após não renovarem o compromisso, porém, foi surpreendida do fato de ter ocorrido já em maio.

“Seis meses antes de assinar com a Globo, avisei a Band, aos dois diretamente, Johnny (Saad) e Ricardo (Saad), da minha saída. Agora a mesma coisa. Cumpro meu contrato até dezembro e vou estrear meu novo programa em janeiro ou fevereiro”, explicou Faustão, ao jornalista Flávio Ricco em abril.

Veja também

Bem descontente com o acordo de Faustão com a Band, o canal está criando estratégias para desassociar a marca Faustão da Globo. E uma delas seria antecipando o fim do programa para o dia 29 de agosto, quando a Dança dos Famosos chegará ao fim.

O NaTelinha ainda apurou que essa tática tem a maior simpatia da alta cúpula do canal. Porém, por outro lado, o setor comercial fez um levantamento a pedido da direção-geral, do impacto que acarretaria abrir mão do principal produto do entretenimento da casa nos quatro principais meses de faturamento do mercado publicitário no ano: setembro, outubro, novembro e dezembro.

Sem falar que neste ano de 2021, existe uma expectativa de vendas superiores ao do ano passado, tendo um cenário da maior parte da população vacinada contra a doença. A saída antecipada do apresentador iria ainda provocar um prejuízo milionário para o apresentador, pois, a maior parte do salário dele vem da porcentagem de ações de empresas em seu programa.

Há 32 anos como apresentador do domingo, Faustão receberia apenas o valor fixo previsto no contrato ao entrar para geladeira nos últimos quatro meses do ano.

Em um momento que o mercado enfrenta uma escassez de anunciantes ativos, trocar o apresentador por filmes seria uma estratégia acertada do ponto de vista artístico, mas não foi referendada pelo comercial. No cabo de guerra entre os dois setores a decisão final caberá a Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo.

Procurada em relação a antecipar o fim do Domingão do Faustão, o canal não se posicionou sobre a reportagem. Segundo fontes do NaTelinha, desde que foi publicado que a Globo avaliava antecipar o fim do Domingão, várias empresas começavam a questionar a emissora sobre a situação do Show dos Famosos, que está previsto para o segundo semestre.

A área comercial está dando garantias que o formato vai ser exibido, porém, ainda não definiu se vai ao ar até dezembro, como estava previsto anteriormente. O maior incômodo da Globo é manter Faustão no ar, em clima de despedida, como um “esquenta” dele na Band, que pode entrar no ar um domingo seguinte a sua última aparição na emissora.

O diretor do Domingão do Faustão, Cris Gomes, já deixará o canal no fim deste mês, iniciando a pré-produção do novo programa de Faustão na Band.

SUBSTITUIÇÃO

Para evitar perdas de forma significativa em seu faturamento no domingo, a Globo acelerou a pré-produção do novo Caldeirão do Hulk, que vai ocupar o lugar de Faustão, ainda no mês de janeiro, algo desejado pelo setor comercial.

Parte da equipe do programa está trabalhando em home office e já está discutindo os formatos que serão usados, a emissora está pretendendo disponibilizar para patrocínio o novo projeto de Huck em setembro, mês que grande parte das empresas fecham os seus orçamentos de marketing para o ano de 2022. O novo Caldeirão deverá ir ao ar na faixa das 15h às 18h, na nova grade de domingo, que deverá contar com o futebol às 18h.

Faustão e Luciano Huck
Luciano Huck assumirá lugar de Faustão na Globo (Foto: Reprodução)

🚨 BBB24 tem fim 'antecipado' + Ana esculacha Leidy + Raul Gil confirma adeus no SBT    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias da TV e celebridades desde 2013, com passagens em diversos sites da área. No TV Foco desde 2019, trago notícia com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e das celebridades, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: