Especiais Exclusivo Mais destaques

Globo se supera ao abandonar novela de sucesso, tropeça e fracassa logo em seguida

Elenco de protagonistas das duas temporadas de Malhação (Foto: Montagem/TV Foco)

Malhação é uma novela que resiste de tempos em tempos para falar com o público jovem, ao menos em teoria, a trama ao todo tem mais de 20 anos. Considerada um verdadeiro celeiro de talentos da Globo por alguns ou castigo para atores veteranos para outros, por diversas vezes a novela mandou bem na audiência.

 Artistas que se revoltaram com rumores que seriam gays e depois se assumiram

Mas nem sempre tudo foram flores, nos últimos anos influenciada por inúmeros fatores como, por exemplo, o fato da expansão da internet, sendo assim o telespectador no geral tem mais opções de entretenimento de qualidade, Malhação vinha marcando números desagradáveis para o alto padrão de audiência global. Isso até chegar Viva a Diferença, a trama de Cao Hamburguer de 2017 conquistou aqueles que gostam de uma boa novela. Contando com cinco complexas e cativantes protagonistas interpretadas por Gabriela Medvedovki, Daphne Bozaski, Ana Hikari, Manoela Aliperti e Heslaine Vieira, a trama abordou um ponhado de temas interessantes e até polêmicos, entre eles racismo, feminismo, gravidez na adolescência, inclusão social e etc. Viva a Diferença foi um sucesso tanto de crítica quanto de público, prova disso foi a alta repercussão nas redes sociais além de que essa temporada de Malhação elevou audiência da Globo em média de 20 pontos.

+ Gisele levando surra de Gloria, Kelly Key desbocada, Fernanda sucumbindo a doença; saiba curiosidades da novela Belíssima

Elenco de Malhação – Vidas Brasileiras (Foto: Reprodução)

No entanto, a Globo decidiu encurtar a temporada de sucesso e em seu lugar estreou Vidas Brasileiras de autoria de Patrícia Moretzsohn. A mais recente temporada de Malhação seria baseada pela primeira vez em 30 vies, de origem canadense de autoria de Fabienne Larouche e parecia promissora em suas chamadas, mas frustrou. A ideia da novela é mostrar a vida de uma professora que deixa de lado sua vida pessoal e até mesmo sua família em prol de seus alunos. Além disso, retratando estudantes de escola particular no Rio de Janeiro, a trama foca a cada duas semanas em um protagonista.

+ Record divulga primeiro teaser da nova novela bíblica, Jesus

Contar a história de mais ou menos quinze jovens aos poucos e um de cada vez seria perfeito para um ano de Copa do Mundo, onde a programação local sofre com as partidas de futebol. Entretanto, o coringa da trama falhou porque o público não consegue se envolver efetivamente com as histórias. Tudo é retratado de forma superficial e instável, geralmente não há uma construção para os temas abordados. E olha que esses assuntos são fortes como abuso sexual, transtornos alimentares, intolerância religiosa, mas tudo acontece tão rápido em Malhação Vidas Brasileiras que não dá para digerir, em um capítulo um jovem sofre por seu problema e em outro tudo estará resolvido e até esquecido.

O último capítulo de Malhação Viva a Diferença foi um sucesso (Foto: Reprodução/Globo)

Grandes nomes da nossa dramaturgia foram convidados para integrar temporariamente Malhação para que essa temporada engrenasse, mas a medida da emissora não surtiu efeito. Entre eles, Malu Mader, Nicette Bruno, Vera Fischer, Edson Celulari, Daniel Dantas, Bianca Rinaldi e entre outros. A qualidade visual é algo que não há como regredir na emissora carioca, esse ponto temos que dar para a trama e mesmo alguns atores poderão ter um bom futuro na casa.

+ Relembre os famosos casos de traições das celebridades que deram no que falar

Mas nada disso, consegue sustentar Malhação na audiência que comparada com o folhetim anterior, decaiu. Houve uma vez que a novela marcou 14 pontos, em sua média Vidas Brasileiras sustenta 16 pontos no índice do IBOPE, o que é baixo já que Viva A Diferença batia facilmente os 20 pontos. Porém, nem tudo está perdido, a exemplo de Deus Salve o Rei que está conseguindo se recuperar, a Globo precisará olhar com mais atenção para Malhação e fazer mudanças drásticas se quiser reconquistar seu público.

SIGA O TVFOCO NO INSTAGRAM E FIQUE POR DENTRO DE TUDO! CLIQUE/TOQUE AQUI.

ANÚNCIOS

ANÚNCIOS

Comentários recentes

CONHEÇA

ASSISTA!

;