INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Aposentados do INSS estão celebrando GRANDE vitória: Benefício que está chegando RÁPIDO vai surpreender

Aposentados INSS (Foto: Reprodução, Notícia Concursos)
Aposentados INSS (Foto: Reprodução, Notícia Concursos)

Uma conquista expressiva dos aposentados do INSS está sendo comemorada com entusiasmo

O INSS desempenha um papel crucial no Brasil, sendo responsável pela segurança e bem-estar de aposentados e trabalhadores de carteira assinada.

Como o administrador de alguns dos principais programas do governo, o INSS está sempre em busca de formas para melhorar e facilitar o acesso aos seus serviços, garantindo que os benefícios cheguem de forma eficiente e rápida aos seus segurados.

Acontece que em dezembro de 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alcançou um marco importante.

O tempo médio para a concessão de benefícios caiu para 47 dias, ficando cada vez mais próximo à meta estabelecida pelo Ministério da Previdência: o prazo constitucional de 45 dias. O prazo médio registrado em novembro era de 55 dias.

A fila do INSS está diminuindo ao longo do tempo (Reprodução: Internet)
A fila do INSS está diminuindo ao longo do tempo (Reprodução: Internet)

A redução drástica foi o resultado da solicitação do ministro da Previdência, Carlos Lupi, ao Instituto. A expectativa é que no próximo ano, em 2024, o tempo médio caia para 30 dias, segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Veja também

Uma grande contribuição para a diminuição no tempo médio foi a implantação do Atestmed. Este sistema permite a concessão de auxílio-doença sem a necessidade de realização de perícia.

O INSS confirmou que a análise remota já corresponde a quase 50% das concessões de auxílio-doença. No caso dos benefícios concedidos em dezembro, 47,3% foram através do Atestmed, 47,4% mediante perícia e 5,3% por ordem judicial.

Como Solicitar a Revisão do Benefício?

O aposentado ou pensionista que comprova o erro e consegue a revisão do benefício tem direito de receber as diferenças retroativas de até cinco anos antes do pedido, chamadas de atrasados. No INSS, o pedido pode ser feito à distância, por meio da central telefônica 135 ou pelo Meu INSS (aplicativo ou site).

Meu INSS é o aplicativo oficial do benefício (Reprodução: Internet)
Meu INSS é o aplicativo oficial do benefício (Reprodução: Internet)

Algumas revisões, como a do Buraco Negro e a do Teto, não exigem o prazo de dez anos e já tiveram o direito à correção reconhecido pelo Judiciário. Sendo o pagamento realizado administrativamente pelo INSS.

Segundo a advogada Priscila Arraes Reino, é importante que o segurado aposentado ou pensionista busque uma equipe especializada. Isso, para realizar os cálculos de revisão para verificar se tem direito antes de entrar com o pedido administrativo no INSS.

O cálculo prévio é extremamente importante porque o INSS também pode diminuir o valor do benefício caso constate que houve alguma falha no momento de calcular a aposentadoria ou pensão

🚨 Isabelle agora é ESCORRAÇADA + Rodriguinho CRAVA Davi traído + Susana Vieira DETONA colegas 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA