Globo

Grêmio se classifica para Mundial e Globo toma atitude

Grêmio venceu a Libertadores em 2017 (Foto: Divulgação)
Grêmio venceu a Libertadores em 2017 (Foto: Divulgação)

Mais uma vez um clube brasileiro foi classificado para o Mundial de Clubes, torneio organizado pela FIFA que reúne os times campeões de cada continente. Diretamente do Rio Grande do Sul, o Grêmio bateu o Lanús na final da Libertadores da América e garantiu vaga na competição.

Com a classificação, a Globo se viu dividida entre não exibir a competição ou mudar a sua programação na data de exibição dos jogos. A emissora ficou com a última opção, e já promoveu mudanças na grade de terça-feira (12), quando o time gaúcho estreia na competição.

Como o jogo de estreia do time acontecerá no horário vespertino, mais precisamente às 15h, a emissora decidiu que não transmitirá a Sessão da Tarde neste dia. Mudanças também devem ocorrer com a grade de sábado (16), quando o Grêmio disputará a final ou o terceiro lugar na Copa.

De acordo com o jornalista Eduardo Ohata, o fator audiência pesou muito para que a Globo decidisse transmitir o torneio. O segundo jogo da final da Libertadores registrou em Porto Alegre audiência recorde. Com 51 pontos, 69% dos televisores estavam ligados na Globo na hora do jogo.

+Revelados detalhes de como Naldo bateu em Moranguinho: “Ele quebrou todo o vidro do box do banheiro”

Em São Paulo, principal praça de medição de audiência no país, a partida também foi bem, com 28 pontos de audiência. O número é, em média, 3 pontos superior ao que vinha acumulando o campeonato em toda a sua exibição.

No Rio de Janeiro, o jogo de volta contra o Lanús também foi bem. Foram 29 pontos de audiência e 46% de participação.

Com três copas Libertadores no currículo, o Grêmio tem um mundial conquistado até agora. No Brasil, além do Grêmio (1983), apenas cinco clubes já foram campeões mundiais: São Paulo (1992, 1993, 2005), Corinthians (2000 e 2012), Santos (1962 e 1963), Internacional (2006), e Flamengo (1981).

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Fernando Lopes

Escreve sobre televisão desde 2013.