tenso

“Infelizmente foi a falência”: O fim de montadora no Brasil sendo esmagada pela Fiat, Chevrolet e mais

12/06/2024 às 12h10

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
FALÊNCIA / LOGO DA FIAT / LOGO DA CHEVROLET - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o triste fim de montadora no Brasil sendo aniquilada pelas concorrentes

Uma montadora gigante do Brasil, acabou sendo esmagada pela concorrência, como a FiatChevrolet e outras, e infelizmente acabou indo à falência, deixando todos os amantes da marca com saudades dos modelos.

O fato é que, ao longo dos anos, diversas fabricantes de carros surgiram, foram se expandindo, e enquanto isso, outras acabaram parando no tempo e foram engolidas pelas rivais, até dar um adeus em definitivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 1 de setembro de 1969, por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, a Gurgel foi uma das grandes montadoras brasileiras, que pareceu sempre estar a frente de seu tempo em relação às rivais da época.

O seu primeiro carro foi o Bugue Ipanema, que utilizada um moto Volkswagen, e ele foi o ponto de partida para o começo de uma grande história da fabricando nos anos seguintes.

Continua após o Veja Também

Veja também

Um dos carros de sucesso da montadora (Reprodução: Internet)
Um dos carros de sucesso da montadora (Reprodução: Internet)

Mas, de acordo com o portal ‘Uol’, o processo de falência da Gurgel começou nos anos 1990, quando as grandes montadoras internacionais ganharam a isenção dos impostos pelo governo brasileiro, abrindo a concorrência para o mercado estrangeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, as grandes marcas, como a Fiat, Chevrolet e outras montadoras começaram a se instalar no Brasil, trazendo cada vez mais os seus modelos e se tornando queridinhos dos brasileiros, deixando a montadora nacional para trás.

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, fundador da montadora (Reprodução: Internet)
João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, fundador da montadora (Reprodução: Internet)

Durante uma entrevista ao ‘Folha de S. Paulo’, Fernando do Amaral Gurgel, filho de João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, culpou os governos do Ceará e de São Paulo pela queda de sua empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, ainda segundo o ‘Uol’, com a sua falência, a Gurgel vive hoje apenas nas garagens dos colecionadores, que viveram as épocas de glórias da montadora brasileira, e está no imaginário dos amantes de automóveis.

Quais são os carros mais vendidos do Brasil?

ModeloVendas
1°) Fiat Strada10.973
2°) Volkswagen Polo8.484
3°) Chevrolet Onix7.901
4°) Hyundai HB206.691

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

à beira da falência
Bianca Rayla

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.