Intervenção do Banco Central e falência: O fim de banco mais tradicional do Brasil após mais de 100 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/06/2024 9h01

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Falência e caixa eletrônico (Fotos: Reproduções / TV Foco / Freepik)

Instituição financeira lidou com intervenção do Banco Central após problemas

Nesta segunda-feira, 24, iremos recordar o trágico fim de um banco tradicional do Brasil, após mais de 100 anos no mercado. Na época, o Banco Central precisou intervir na instituição devido a problemas financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, inúmeras instituições financeiras surgiram no país. Mas, nem sempre todas conseguem continuar no mercado financeiro.

Como foi o caso do Banco Econômico. Fundado em 1934 e com sede em Salvador, a empresa tornou-se a maior instituição privada do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao longo dos anos, o banco cresceu no mercado brasileiro devido aos seus serviços. O lema da instituição era “Economia, Perseverança e Socorro nas Dificuldades”.

Em 1910, o Banco Econômico foi vendido para o banqueiro Francisco Marques de Góis Calmon. Já em 1968, incorporou o Banco Meridional, antes Banco Sinimbu, com agências em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Banco Econômico (Foto: Biblioteca/IBGE)
Banco Econômico (Foto: Biblioteca/IBGE)

TRISTE FIM

Porém, no ano de 1994, a instituição financeira passou a lidar com problemas financeiros. O Plano Real contribuiu para agravar a situação econômico-financeira do banco.

De acordo com informações do Valor Econômico, o Banco Econômico sofreu intervenção do Banco Central em agosto de 1995 e teve a liquidação extrajudicial decretada em 1996.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, a instituição enfrentava problemas como excessiva concentração de operações de crédito, dificuldades de liquidez, reconhecimento indevido de receitas e insuficiência patrimonial.

Em outubro de 2022, o BTG Pactual concluiu a aquisição do Banco Econômico e passou a chamar Banco BESA S.A, segundo o Valor Econômico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em março de 2022, o BTG Pactual se comprometeu a adquirir o controle da instituição por um valor não revelado.

Na ocasião, o BTG disse que a compra do Econômico faz parte da estratégia de investimentos da sua área de “special situations”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Econômico e logo (Fotos: Reproduções / Internet)
Banco Econômico e logo (Fotos: Reproduções / Internet)
Thumbnail Video Youtube

COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?

E por falar no Banco Central, inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF. Mas, poucos sabem sobre o assunto.

Pensando na facilidade de consultar se o cidadão possuí algum dinheiro esquecido, a instituição criou o site dos Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br).

Banco Central (Foto: Reprodução / GloboNews)
Banco Central (Foto: Reprodução / GloboNews)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.