Adeus

Intervenção do Banco Central, dívida milionária e falência: O fim decadente de 3 bancos gigantescos no Brasil


Falência de bancos (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Três grandes bancos no Brasil tem fim decretado e intervenção do Banco Central para adeus

Nem sempre a vida financeira dos Bancos no Brasil é as mil maravilhas, por isso que muitos desses bancos acabam decretando falência, inclusive após intervenção do Banco Central.

hoje nós falaremos sobre 3 bancos famosos, que tiveram essa intervenção do Banco Central e precisaram fechar as portas para conseguir ajudar os seus clientes a seguirem em frente.

O QUE ACONTECEU COM O BANCO CRUZEIRO DO SUL?

Banco Cruzeiro do Sul, teve sua falência oficialmente decretada no 11 de agosto de 2015, mas, antes disso ocorrer, alguns escândalos explodiram.

Conforme informações da Veja, escândalo do Cruzeiro do Sul estourou em 3 junho de 2012 com a intervenção do Banco Central depois de a autoridade monetária ter descoberto ações fraudulentas na gestão do banco.

O Banco Central comunicou à imprensa que identificou um rombo de R$ 1,3 bilhão, resultando num patrimônio Líquido negativo de R$ 150 milhões, provocado por créditos fictícios. Em 18 de junho daquele ano, o Banco Central anunciou a formação de uma Comissão de Inquérito para investigar o banco e suas empresas controladas, que deverá apresentar conclusões em 120 dias. E em 14 de setembro de 2012, o Banco Cruzeiro do Sul foi liquidado pelo BC.

Veja também

Bancesa

Durante seus longos anos, o Bancesa fez parte da sua diretoria estatutária, tendo Jackson Pereira como diretor de expansão, que inclusive, foi o responsável por fazer a instituição financeira crescer cada vez mais, até em abrangência nacional.

Vale ressaltar que Jackson Pereira foi um dos nomes mais importantes para o crescimento do local, afinal por sua visão empresarial e por capacidade de trabalho, era chamado de trator por fazer o a instituição financeira crescer.

Porém, no ano de 1990, o diretor de expansão se desligou da sociedade e começou a se dedicou ao seu mandato de deputado federal, que havia conquistado pelo estado do Ceará.

Em fevereiro de 1995, a instituição financeira sofreu uma intervenção do Banco Central do Brasil, com passivos de aproximadamente 421 milhões de reais e ativos de cerca de 136 milhões, ou seja, eles não tinham condições para pagar e em 2003 foi decretada a falência.

E no dia 27 de janeiro de 2005, dois anos depois, foi indeferido o pedido de declaração de nulidade de arrecadação dos bens da massa.

Banco Auxiliar

Conforme informações do site São Paulo Antiga, Alberto Bonfiglioli foi o responsável por fundar o Banco Auxiliar de SP oficialmente em 1942. Na época, a instituição financeira foi um verdadeiro sucesso e tinha uma clientela fiel e crescente.

Com muitas oportunidades para os clientes, o Banco Auxiliar foi crescendo e estava muito bem, até chegar a década de 1980.

Naquela época, o país passava por uma crise e isso viria a afetar diretamente o banco. A instituição financeira começou a perder credibilidade no mercado, foi perdendo depósitos e posições no mercado.

Isso fez com que ele fosse obrigando a pagar mais para reter seus clientes e isso começou a chamar ainda mais a atenção para a frágil situação da instituição.

Com a crise, em 19 de novembro de 1985, lidou com a sua liquidação. Acontece, que até hoje a operação é cercada de questionamentos, grande parte do público já esqueceu, mas não aqueles que perderam grande parte de suas economias e saíram no prejuízo.

Na época, as várias agências foram desmanteladas e vendidas numa velocidade recorde e tudo se acabou. As 44 empresas que formavam a Corporação Bonfiglioli, simplesmente sumiram.

Até hoje o prédio da Rua Boa Vista é conhecido, nos meios imobiliários, como Edifício Bonfiglioli. Ele não lembra em nada os tempos de ouro, mas segue na memória de quem um dia presenciou.

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]