BANIDO

“Não será mais oferecida”: Substituto de Bonner para JN com fim armado de app gigante igual a Uber em país


App tão popular quanto o Uber pode estar com os dias contados em país (Foto: Internet)

Aplicativo amplamente utilizado pode estar com os dias contados em país

Uma verdadeira reviravolta abalou os usuários de um app tão usado quanto o Uber em um país, trazendo um clima de incerteza e aflição a população.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Com 1 em cada 3 usuários com menos de 30 anos usando o aplicativo como fonte de lazer e informação no dia a dia, segundo o G1, uma ação unânime no congresso deixou o famoso Tiktok por um fio.

Segundo detalhado por Heraldo Pereira no JN, o Congresso americano aprovou recentemente uma legislação que exige que a empresa chinesa por trás do TikTok, a Bytedance, venda a plataforma para uma empresa aprovada pelos EUA.

TikTok, Jornal Nacional
Jornal Nacional repercutiu caso do TikTok (Foto: Divulgação)

A situação se torna ainda mais urgente e delicada pelo prazo: um ano. Caso a venda não ocorra, as consequências serão drásticas, com a exclusão do app das lojas de aplicativos nos EUA.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A decisão vem dividindo opiniões e levantando questões sobre o futuro não apenas da plataforma, mas também sobre a liberdade de expressão e a segurança nacional.

Veja também

Afinal, porque os EUA quer banir o TikTok?

Atualmente, o TikTok se tornou mais do que apenas um aplicativo de compartilhamento de vídeos, alimentando tendências, lançando estrelas e influenciando como milhões de pessoas se conectam e consomem conteúdo.

No entanto, por trás da fachada de danças virais e desafios divertidos, surgiram preocupações sobre a segurança dos dados e a influência do governo chinês na plataforma.

Com um poder tão grande sobre os usuários, a preocupação dos EUA com a empresa chinesa é por ela estar sujeita às leis de segurança nacional do país asiático, conforme detalhes foram revelados no JN.

Autoridades e Parlamentares dos Estados Unidos querem o banimento do aplicativo alegando a possibilidade de vazamento de dados de cidadãos americanos pelo aplicativo chinês (Foto Reprodução/Internet)
Autoridades e Parlamentares dos Estados Unidos querem o banimento do aplicativo alegando a possibilidade de vazamento de dados de cidadãos americanos pelo aplicativo chinês (Foto Reprodução/Internet)

Uma dessas preocupações está relacionada à segurança dos dados dos usuários, com temores de que a empresa possa ser pressionada pelo governo chinês a fornecer informações confidenciais dos usuários.

Além disso, há preocupações dos EUA sobre o uso do TikTok como uma ferramenta de propaganda e manipulação política pelo governo chinês, levantando questões sobre a democracia e a liberdade de expressão.

Proibição de aplicativo (Foto: Montagem TV Foco)
Proibição de aplicativo (Foto: Montagem TV Foco)

A coleta de uma grande quantidade de dados pessoais dos usuários pelo TikTok também levanta preocupações sobre como essas informações podem ser usadas e quem pode ter acesso a elas, especialmente considerando as tensões políticas entre os EUA e a China.

“Não queremos que as pessoas parem de usar a rede, queremos que elas estejam protegidas”, disse o porta voz da Casa Branca, segundo o G1.

Qual o posicionamento do Tiktok?

O Jornal Nacional, na Globo, trouxe mais detalhes acerta da situação e o posicionamento do Tiktok quanto ao veredito dos EUA.

A empresa tem mantido um posicionamento firme em meio às crescentes pressões e controvérsias em torno de sua operação nos Estados Unidos.

Ela negou repetidamente as alegações de compartilhamento de dados com o governo chinês e defendeu sua integridade como plataforma de mídia social.

Além disso, o TikTok tem argumentado que a legislação que visa sua venda viola os princípios de liberdade de expressão garantidos pela Constituição americana.

🚨 Davi troca medicina por programa na TV + Piovani ESCULACHA Neymar + Mion reage a boatos de traiç@o         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br