CRISE NO PLIM PLIM

Nos primeiros meses de 22, JN registra a menor audiência de sua história


William Bonner aguarda boa noite de Renata Vasconcellos e concluiu JN com recado inesperado - Foto: Reprodução

Nos primeiros 4 meses de 2022, o JN registrou a menor audiência de sua história

Há mais de 5 décadas consolidado como o mais importante telejornal do Brasil, o Jornal Nacional tem enfrentado grandes problemas dentro da Globo e nem mesmo a popularidade de William Bonner e Renata Vasconcellos tem sido o suficiente para evitar uma queda histórica nos números da audiência.

De acordo com Ricardo Feltrin, colunista do UOL, o JN fechou o primeiro quadrimestre de 2022 com a pior média da história do noticiário.

A debanda de milhões de telespectadores é ainda maior do que o que aconteceu em 2021, que havia registrado o pior índice no ibope em mais de 5 décadas.

De acordo com dados do PNT (Painel Nacional da Televisão), obtidos pelo UOL, nos primeiros 4 meses de 2022 o ‘JN’ está com média de 21, 4 pontos e 35,1% de share. É o menor share (ou participação de um programa no universo de TVs ligadas) de todos os tempos. 

Os dados já repercutiram negativamente junto a alta cúpula da Globo, que considera atual situação inadmissível e busca soluções para reverter a perda de telespectadores. 

Veja também

De acordo com o jornalista, não é possível apontar, com certeza, o motivo de uma debandada tão grande, já que as novelas que vem antes e depois do JN têm alcançado bons picos de audiência, sobretudo Pantanal.

O telejornal comandando por William Bonner e Renata Vasconcellos pode estar perdendo relevância porque, nos últimos anos, deixou de dar grandes furos, dignos de exclusividade do JN.

Boa parte do conteúdo do telejornal já foi publicada na internet, ou exibida em outros noticiários da casa.

Feltrin também aponta que a linha editorial, mais engessada, também prejudica a aceitação o jornalístico.

BONNER BATE O PÉ NA ALTA CÚPULA DA GLOBO

William Bonner (Reprodução)
William Bonner teria informado a Globo que não vai cumprir todo o seu contrato (Reprodução)

Como se os resultados negativos do Jornal Nacional não fossem o suficiente, William Bonner teria aumentado a pressão para deixar o comando do noticiário a partir de 2023.

De acordo com Alessandro Lo Bianco, colunista do A Tarde É Sua, Bonner voltou a bater o pé na alta cúpula da Globo para avisar que não tem intenção de cumprir todo o seu contrato atual- que vai até 2025.

O veterano estaria dando ainda mais sinais de exaustão por conta da rotina como editor-chefe e âncora, que leva há 24 anos. Em contrapartida, a direção da Globo tenta negociar com Bonner, afim de encontrar um substituto a sua altura.

🚨 Escândalo de Mani e Davi acaba com gravação na Globo + Leonardo se mete em chifre de Belo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]