Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, baixa decreto para fim de serviço de app de transporte popular na cidade. Kovalick deu todos os detalhes no JH
Surpreendendo milhões de paulistas, a prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes, decretou que um app popular de transporte desse fim a um serviço crucial prestado na capital.
Conforme Kovalick, no Jornal Hoje da última quarta-feira (15), a prefeitura enviou a notificação para a empresa de transporte por app, solicitando o encerramento de serviços via mototáxi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A prefeitura de São Paulo notificou uma empresa de transportes por app para que ela suspenda o serviço de mototáxi oferecido desde ontem (14), na capital paulista”, assim disse o jornalista.
Prefeitura solicita fim de serviço crucial de app gigante
De acordo com a reportagem do Jornal Hoje, a empresa por transporte por app trata-se da 99, sem dúvidas, uma das plataforma mais populares junto da Uber.
O app se baseia na própria legislação brasileira para ofertar o serviço de transporte individual de passageiros, que muitas vezes é escolhido devido à facilidade e velocidade.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o município é quem regulamente e fiscaliza esse tipo de serviço. Assim, São Paulo, não regulamentou. Em janeiro de 2023, Ricardo Nunes cravou um decreto suspendendo o modelo de transporte.
O prefeito, que segue seu mandato, se baseou na meta de reduzir acidentes e mortes no trânsito na capital paulista. Dessa forma, a prefeitura, novamente notificou o app sobre a suspensão do serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
App vai manter a oferta do serviço
A empresa de transporte por app, por sua vez, afirmou que não suspenderá o serviço. Baseando-se na legislação brasileira, conforme Bruno Rossini, diretor de comunicação da plataforma de transporte 99.
“A gente tá respaldado pela lei federal “Política Nacional de Mobilidade Urbana”. A decisão e o nosso entendimento é sustentado por uma jurisprudência de mais de 20 decisões judiciais que a gente tem recolhido no Brasil nos últimos dois anos”, assim disse Bruno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
A decisão, fundamentada na meta de reduzir acidentes e mortes no trânsito, com o respaldo da administração municipal, solicita a suspensão das atividades com motos do app.
Contudo, a 99, baseando-se em uma série de decisões judiciais e na “Política Nacional de Mobilidade Urbana”, não aceitou a suspensão. Assim, afirmando que continuará oferecendo o serviço.
99 tem mais clientes que a Uber?
Embora seja uma forte concorrente, a Uber ainda lidera no Brasil.
De acordo com o site oficial, a empresa americana conta com mais de 30 milhões de clientes no país, superando a 99, que também opera nas principais capitais brasileiras.
Fim de serviço popular da Uber e 99 em SP abala milhões, CLIQUE AQUI e veja detalhes.