Agora

Agora

Venda proibida: O lanche do McDonald’s arrancado dos restaurantes no Brasil e comunicado oficial da rede

MCDonald's teve lanche proibido após grave acusação (Foto Reprodução/Tv Foco)
MCDonald's teve lanche proibido após grave acusação (Foto Reprodução/Tv Foco)

Lanche do McDonald’s foi arrancado dos restaurantes após grave denúncia e empresa precisou se pronunciar sobre o ocorrido

O McDonald’s é uma das redes de fast food mais amada pelo público ao redor do mundo. Todo mundo deve ter, em sua “lista de coisas favoritas” , algum lanche predileto dessa grande rede.

Porém, não são apenas de elogios que vive essa rede famosa! Em meados de abril do ano de 2022, o Mc Donald’s foi alvo de uma enxurrada de reclamações devido a um lanche do seu cardápio.

De acordo com o Seu Crédito Digital, as  reclamações foram tão intensas, que o restaurante foi obrigado a retirar de seu cardápio. estamos falando dos dois sanduíches da linha “Picanha”.

Lançados como novos McPicanha, sanduíches do McDonald's tinham apenas molho com aroma natural de picanha sendo acusados de propaganda enganosa (Foto Reprodução/Internet)
Lançados como novos McPicanha, sanduíches do McDonald’s tinham apenas molho com aroma natural de picanha sendo acusados de propaganda enganosa (Foto Reprodução/Internet)

A decisão da retirada ocorreu após uma  notificação do Ministério da Justiça e do Procon-SP, que cobraram explicações sobre o hambúrguer que tem o corte da carne apenas no nome e no molho que possuía o aroma natural da carne.

Ou seja, o lanche foi visto como uma verdadeira farsa e muitos clientes se sentiram lesados.

Veja também

Na ocasião o  Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) anunciou iria investigar a campanha publicitária do McDonald´s que prometia o famigerado lanche de picanha.

Retratação pública

Depois que o blog “Coma com os Olhos” divulgou que os lanches possuíam apenas “molho sabor picanha”, o McDonald’s admitiu a fraude publicitária e pediu desculpas por meio de um comunicado oficial a todos os seus clientes:

“Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”- Declarou o Mc Donald’s na época

 Mc Donald's se retrata publicamente após o escândalo do "Mc Picanha" (Foto Reprodução/Internet)
O Mc Donald’s se retratou publicamente após o escândalo do “Mc Picanha” (Foto Reprodução/Internet)

Inclusive, na mesma época, o Mc Donald’s chegou a fazer um comercial para reinterar o pedido de desculpas aonde dizia o seguinte:

“Agora é hora dos novos Mac… OPA, opa, opa! Foi mal, galera! A gente vacilou na escolha do nome do nosso novo sanduíche”– Iniciou o anúncio que continuou:

“Por isso, a gente resolveu tirá-lo do cardápio. O sanduíche com a maior cara do Mac e o delicioso molho sabor picanha, merece um novo nome. Então vamos fazer assim, depois a gente volta, com outro nome e com o mesmo sabor que a galera amou” – Finalizou

Venda proibida

No Distrito Federal, a venda do sanduiche foi terminantemente proibida no dia 28 de abril daquele mesmo ano.

A decisão do Procon partiu da denúncia de um consumidor, que também alegava que o produto anunciado não teria picanha em sua composição, ou seja, justamente o corte de carne que leva o nome do sanduíche.

Procon-DF proibiu a venda do McPicanha em 2022 (Foto Reprodução/ G1)
Procon-DF proibiu a venda do McPicanha em 2022 (Foto Reprodução/ G1)

O Código de Defesa do Consumidor prevê que a propaganda enganosa é configurada por qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

A decisão do Procon do Distrito Federal foi cautelar e se justifica pela urgência em se coibir a prática lesiva a outros consumidores.

Qual foi a justificativa do McDonald’s?

De acordo com o portal SBT News, além do comunicado descrito acima, a  rede de fast food confirmou que a carne usada nos novos sanduíches da linha McPicanha, não têm picanha na composição.

E ainda voltou a lamentar que a publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores:

“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco.

Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)”.

Vale mencionar que o sanduíche continua fora do cardápio.

 

 

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.