Leandro Luzone explica sobre fusões empresariais no Canal Empreender do Grupo Bandeirantes


Foto: Reprodução/ Leandro Luzone é advogado, empresário, consultor de M&A (Mergers and Acquisitions) e autor.

Durante o programa, o especialista destacou a fusão empresarial como uma estratégia pela qual duas empresas decidem unir forças para alcançar ganhos diversos no mercado

Em uma entrevista ao canal Empreender, do Grupo Bandeirantes, Leandro Luzone, advogado, empresário, consultor de M&A (Mergers and Acquisitions) e autor, compartilhou suas perspectivas sobre fusões empresariais. Com vasta atuação nas áreas de direito civil, empresarial, direito dos negócios e direito internacional, Luzone trouxe insights valiosos sobre as razões e desafios envolvidos nesse tipo de transação.

Durante o programa, Leandro Luzone destacou a fusão empresarial como uma estratégia pela qual duas empresas decidem unir forças para alcançar ganhos diversos no mercado. Ele ressaltou também que a busca por ganhos de escala e sinergia empresarial motivam esse tipo de transação, permitindo que as empresas superem desafios enfrentados no momento.

“Essa união é uma forma de superar os desafios que estão enfrentando no momento. Ela é uma das formas que a gente tem para justamente obter esses resultados. E assim como outras que o mercado também utiliza como uma aquisição de uma empresa, como uma joint venture, que é uma parceria comercial, enfim, a fusão nada mais é do que uma encontro de sinergia empresarial entre duas empresas que se unem para criar uma única empresa e as outras duas deixam de existir para que uma só se apresenta no mercado com essa”, explica Luzone.

Questionado sobre o perfil das empresas que geralmente optam por fusões, Luzone esclarece que, embora seja mais comum em empresas de grande porte, principalmente sociedades anônimas, fusões são perfeitamente possíveis em empresas de menor porte, sejam de médio ou pequeno porte. Ele destaca que não há vedação legal para essa prática e que é uma forma interessante para essas empresas superarem desafios de mercado.


O consultor também enfatiza que as fusões não se limitam a empresas do mesmo setor, podendo ocorrer entre empresas de ramos diversos. O especialista esclarece que, muitas vezes, empresas de setores diferentes buscam a complementaridade em uma transação, superando barreiras geográficas, tecnológicas, de conhecimento ou expertise.

Veja também

Foto: Reprodução/ Leandro reconhece que, ao unir setores diferentes, os desafios de integração e absorção da realidade de cada setor podem ser maiores.
Foto: Reprodução/ Leandro reconhece que, ao unir setores diferentes, os desafios de integração e absorção da realidade de cada setor podem ser maiores.

Entretanto, Luzone reconhece que, ao unir setores diferentes, os desafios de integração e absorção da realidade de cada setor podem ser maiores. A adaptação cultural e a harmonização das operações são cruciais para o sucesso da fusão em cenários tão distintos.Ele ressalta que a proteção de informações, dados e segredos industriais deve ser uma prioridade, realizando análises prévias das empresas envolvidas para garantir a existência de sinergia entre as operações.

“É preciso fazer todo o tipo de trabalho prévio, de análise prévia das empresas envolvidas para que se tenha certeza se haverá sinergia ou não entre as duas operações. Questões de responsabilidades, né? As liability que a gente chama, seja na esfera criminal, cível, esfera comercial, trabalhista, tudo isso tem que ser analisado através de uma licença prévia, pra que ambas empresas possam ter a segurança necessária para prosseguir numa transação sem surpresas”, afirma Luzone.

🚨 Globo boicota Davi, engole cachê de todos os ex-BBBs e gera revolta + Eliana expõe Patrícia e "ataca"    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA