DE OLHO NOS DIREITOS!

Melhor que o 13º e em vigor nesta quinta (18): Lei do FGTS libera o saque total para salvar os trabalhadores


Lei em vigor envolvendo o FGTS traz alívio na vida de milhares de CLTs (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Caixa)

Entenda tudo sobre as leis envolvendo o FGTS e como o abono funciona na prática

Todo trabalhador sob regime CLT sabe bem a importância do FGTS.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Ele foi criado em 1966, pela Lei nº 5.107, no governo do Marechal Castelo Branco, enquanto o país ainda era dominado por militares.

Desde então, o FGTS passou por muitas mudanças a fim de se adequar as necessidades atuais que os trabalhadores enfrentam.

Porém seu objetivo crucial ainda é auxiliar esses mesmos trabalhadores no pós demissão;

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com o portal FDR, o mesmo atua como uma espécie de reserva financeira que oferece suporte neste momento que é cheio de incertezas e instabilidades financeiras.

Veja também

Os empregadores são obrigados a depositar mensalmente 8% do salário de cada funcionário em suas contas da poupança trabalhista, sem que isso afete o salário direto do trabalhador.

E nesta quinta-feira (18), iremos explicar como a lei do FGTS pode servir de grande alívio a milhares de brasileiros.

Melhor que 13º salário

Para muitos trabalhadores esse abono é visto como um pagamento melhor que o 13º salário, isso porque, ele também pode ser usado em outras situações, como compra de imóveis e até em tratamentos de saúde, como podem ver no vídeo abaixo:

Por lei, o trabalhador que for demitido sem justa causa poderá sacar o valor total da conta FGTS, o que pode significar uma verdadeira bolada dependendo do valor acumulado contido na conta do abono.

Isso sem falar na multa rescisória de 40%.

Ele ainda pode servir como um apoio econômico durante a transição para um novo emprego ou projeto.

Saque aniversário

Embora esse tipo de saque seja visto como polêmico*, os beneficiários que optaram por ele conseguem sacar até R$6 mil reais , dependendo do valor acumulado, no mês do seu aniversário.

(Para saber mais sobre a polêmica envolvendo o saque-aniversário, clique aqui e analise o tópico 3*)

Isso porque ele permite que o trabalhador retire uma parcela calculada com base no saldo atual em sua conta FGTS.

Essa liberação pode variar de 5% a 50% do valor disponível, por isso pode chegar a até R$6 mil reais, conforme dito acima.

Essa modalidade foi implementada ainda em 2019, com o intuito de fazer a economia girar.

Agora em abril os pagamentos estão disponíveis desde o dia 01 e vão até o dia 28 de abril, conforme calendário divulgado pela CAIXA.

Caso de falência

Conforme o portal Meu Tudo, TODOS os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa, incluindo a falência de uma empresadevem receber todas as verbas rescisórias.

Isto quer dizer que, mesmo que uma empresa entre em falência e demita seus funcionários, ela precisará arcar com todos os encargos, incluindo a multa rescisória.

ATENÇÃO! Caso um profissional for optante da modalidade de Saque-Aniversário e a empresa falir, ele receberá todas as multas rescisórias, mas não pode sacar este valor.

Isso porque será preciso aguardar o mês de seu aniversário para realizar o saque de parte do valor ou realizar a Antecipação do Saque-Aniversário para sacar o dinheiro.

Como sacar o FGTS no modo rescisão?

De acordo com o portal Meu Tudo, para sacar o FGTS Rescisão você pode ir presencialmente a uma agência Caixa Econômica Federal, ou acessar online o aplicativo FGTS, e fazer a solicitação.

No momento da solicitação do Saque-Rescisão basta indicar uma conta bancária em nome do trabalhador para receber os valores, sem custo.

Lembrando que o empregador deve informar que a rescisão contratual de trabalho foi sem justa causa por meio do Conectividade Social e eSocial.

Neste caso, não é necessário que o trabalhador compareça a uma agência da Caixa Econômica para atendimento presencial.

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.