Nem 1h e nem 30 minutos: Lei trabalhista em vigor em 2025 libera apenas 15 minutos de almoço à CLTs

Para a surpresa de muitos trabalhadores, essa lei em vigor no Brasil em 2025 permite que os CLTs só tenham direito a 15 minutos de almoço

22/02/2025 11h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Lei trabalhista em vigor crava 12 horas de trabalho a CLTs - Foto: Internet

Segundo a lei trabalhista, essa lista de CLTs não tem direito a tradicional 1 hora de almoço ou então 30 minutos, e sim apenas 15 minutos

Tradicionalmente, a maioria dos CLTs, segundo a lei, tem direito a 1 hora de almoço. É o tempo mínimo que o trabalhador tem para almoçar e descansar antes de retornar para as suas obrigações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a lei também destaca que o tempo de almoço tem relação direta com a carga horária do trabalhador. Então, nem todo CLT terá o mesmo tempo para se alimentar.

O time de especialistas em leis trabalhistas do TV Foco, a partir de informações coletadas do site Pontotel, comenta agora a respeito de quem só tem direito a 15 minutos de almoço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ATENÇÃO CLTS

  • 15 minutos é para quem não cumpre 8 horas de carga horária;
  • Dessa maneira, entende-se que ele tenha direito a menos tempo;
  • Além disso, é preciso atenção por parte dos trabalhadores;
  • Se você faz parte da lista, atenção.

HORÁRIO DE ALMOÇO SEGUNDO A LEI

Segundo a lei, trabalhadores que tem carga horário que variam entre 4 e 6 horas diárias, tem direito a apenas 15 minutos de almoço. Essas pessoas fazem parte daquelas que trabalham meio-período.

Geralmente, é comum, estagiários fazerem parte desse modelo e por esse motivo, é que eles têm direito a 15 minutos de almoço. Mas, é importante destacar que pode ser mais, dependendo do acordo com a empresa.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

É importante saber que a lei te garante no mínimo 15 minutos, contudo, se em conversa com a empresa eles te liberarem mais tempo, saiba que tudo bem.

JORNADAS MAIORES

Agora se você é aquele tradicional CLT que trabalha 8 horas por dia, em uma jornada que atinge às 40 horas semanais, saiba que seu direito é de 1 hora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E novamente, se seu empregador deixa mais horas, okay também. Saiba que a lei estabelece um tempo mínimo e se você ganha mais, isso não é um problema, desde que seja discutido com o patrão.

CONCLUSÕES FINAIS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Há um grupo de CLTs que segundo a lei, não tem direito a 1 hora de almoço. Esse grupo é aquele que não trabalha na tradicional 8 horas por dia ou 40 horas semanais. Dessa maneira, tem só 15 minutos de almoço.

E QUAL A JORNADA MÁXIMA DE TRABALHO?

Já que entramos no tópico jornadas de trabalho, é importante destacar que a lei exige que você trabalhe no máximo 44 horas semanais. Então, além das 40 horas, você pode fazer mais 4 h de hora extra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ALÉM DISSO, VEJA ESSA LEI QUE ACERTA EM CHEIO CLTS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.