“Liberdade, Liberdade”: Dionísia se desespera ao encontrar vestígio do ex-marido torturador


Dionísia (Maitê Proença) em cena de "Liberdade, Liberdade" (Foto: Reprodução/Globo)
Dionísia (Maitê Proença) em cena de "Liberdade, Liberdade" (Foto: Reprodução/Globo)
Dionísia (Maitê Proença) em cena de “Liberdade, Liberdade”
(Foto: Reprodução/Globo)

Em “Liberdade, Liberdade”, Dionísia entra no quarto, se assusta. Vê ali a navalha de Terenciano (Jackson Antunes). Há muito não pensa nele… Tentou envenenar o ex-marido após anos de abuso, mas ele não morreu. Raposo (Dalton Vigh) garantiu que ele fosse despachado para África. Não tiveram mais notícias desde então. Não imaginaram que seria possível Terenciano retornar ao Brasil.

A navalha a faz lembrar dos muitos atos cometidos pelo marido. Deixou cicatrizes pelo seu corpo, marcas eternas do tempo que viveram juntos. Dionísia joga o objeto no chão e grita: “Não!”. Joaquina/Rosa (Andreia Horta) corre até o quarto e vê a tia apavorada.

Dionísia mostra a navalha, e a sobrinha pergunta se ela está machucada. A senhora então explica que aquele era um objeto de Terenciano. “Ele nunca se separava dela. Nunca. Usava-a… para tudo”, lembra Dionísia. Ela teme que esse seja um sinal do retorno de Terenciano ao país.

“Será que Terenciano está de volta? Só a possibilidade já deixa Dionísia desesperada, a faz sentir novamente na pele todas as dores de conviver com aquele homem”, comenta o autor de ‘Liberdade, Liberdade’, Mario Teixeira.


Dionísia (Maitê Proença) e Terenciano ( Jackson Antunes) em "Liberdade, Liberdade" (Foto: Divulgação/Globo)
Dionísia (Maitê Proença) e Terenciano ( Jackson Antunes)
(Foto: Divulgação/Globo)
A cena está prevista para ser exibida nesta quinta-feira, dia 19. ‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mario Teixeira baseada em argumento de Marcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, Filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz. A direção artística é de Vinicius Coimbra.