Em outros tempos, as novelas da Globo alcançavam altos índices de audiência. Selva de Pedra (1972/1973), novela de Janete Clair, grande autora popular, obteve a maior audiência da história da televisão brasileira até então. No Rio de Janeiro, segundo o maior instituto de pesquisa do país, o folhetim atingiu na época 100% de share – número de televisores ligados no horário (20h) – no capítulo 152, no qual a identidade de Rosana Reis (Regina Duarte) é revelada.
Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram
Nos tempos atuais, com o advento das novas mídias e tecnologias – o que inclui a TV por assinatura e a Internet -, assim como com a forte concorrência das emissoras abertas, os padrões de audiência das tramas da Globo são outros. Comumente, vários veículos especializados em televisão mencionam metas de audiência que supostamente seriam estipuladas pelos diretores da emissora carioca para as tramas.
A mídia televisiva circula que as metas atuais são as seguintes: Vale a Pena Ver de Novo (15 pontos); Malhação (18 pontos); novela das 18h (20 pontos); novela das 19h (25 pontos) e a novela das 21h (35 pontos). Diante desse contexto, esta coluna decidiu entrar em contato com a Globo para saber sobre a existência ou não dessas metas de audiência. A pergunta feita foi: “Realmente a emissora estipula metas e quais são elas para as respectivas faixas?”. A seguir a resposta dada pela emissora:
“Quando temos uma boa história e ela é bem contada, a audiência responde como consequência. O nosso compromisso é com a relevância do conteúdo que exibimos. Essa é uma busca permanente, da qual muito nos orgulhamos: termos programas criativos e de qualidade que fazem parte da vida das pessoas, de suas conversas, on e off-line, de suas reflexões”.
Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp