COMO ASSIM?

Loja tradicional de móveis de Salvador, na Bahia, fecha as portas com calote em clientes e funcionários

10/03/2025 às 21h15

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda situação de loja que fechou as portas (Foto: Divulgação)

Marca famosa na região encerrou as atividades, desligou as páginas nas redes sociais e não entregou o que havia prometido aos consumidores

Uma popular rede de lojas virou alvo da Justiça de Salvador, na Bahia. Para quem não acompanhou o caso, uma longa lista de clientes registrou diversas denúncias, após realizarem compras e não receberem os pedidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tradicional entre os soteropolitanos, a Sofá Design vendeu os produtos, mas não entregou nenhum deles. Houve ainda tentativas de contato malsucedidas por parte dos lesados, já que as redes sociais também foram desativadas, sem qualquer aviso prévio.

Segundo o Correio 24 Horas, em 2023, no Procon Bahia, existiam nada menos que 42 manifestações, sendo 15 denúncias e 27 reclamações. A delegada Maritta Souza, da 16° Delegacia Territorial, afirmou que a empresa sabia que não conseguiria cumprir com as obrigações e, ainda assim, fez as vendas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, a marca virou alvo de ações judiciais, que envolveu também funcionários. “Se trata de estelionato, onde se obtém vantagem mediante a prejuízo para outra pessoa. […] Eles agiam de mal fé, sabiam que não poderiam cumprir com a parte no contrato”, disse a policial.

Na época, a Polícia Civil identificou 4 sócios da Sofá Design, mas não teria conseguido contato com nenhum deles. O objetivo seria ressarcir os clientes que foram prejudicados pela loja e tiveram danos financeiros, mesmo com a loja sabendo que não poderia cumprir com os serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sofá Design
Loja Sofá Design, de Salvador, na Bahia, fechou as portas e deu calote nos clientes (Foto: Divulgação)

Afinal, o que acontece em casos de falência?

O processo reúne os bens da instituição e dos donos, apontando o que será liquidado para pagar as dívidas em aberto. Ele pode levar longos anos na Justiça, assim como também pode ter reversão, caso o responsável consiga achar um jeito de levantar a empresa novamente.

Falência, Sofá Design
Rede de lojas encerrou as atividades e deu calote em clientes de Salvador, na Bahia (Foto: Divulgação)

Conclusão

  • Em resumo, a Sofá Design virou alvo da Justiça de Salvador, na Bahia;
  • A rede de lojas vendeu os produtos, mas não entregou aos clientes o que deveria;
  • No Procon, em 2023, já existiam 42 manifestações, sendo 15 denúncias e 27 reclamações;
  • Após a repercussão, a Polícia Civil procurou os responsáveis, mas não conseguiu contato;
  • A delegada do caso registrou as denúncias como estelionato na época.

+ Aliás, veja ainda outras empresas que foram do auge à falência no Brasil!

Destaque
falência
Sofá Design Salvador

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.