ADEUS

Fim de uma era: Famosa loja de shopping tem falência decretada no Brasil e fecha as portas oficialmente

09/06/2024 às 18h50

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Loja amada de shopping fechou mais de 100 lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

A famosa rede de lojas presente nos shoppings do Brasil foi inaugurada em 1914

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nessa matéria, falaremos sobre a falência de uma famosa rede de lojas de shopping, que precisou fechar as portas após mais de 100 anos de funcionamento.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, estamos falando sobre a situação da Saraiva. De acordo com informações do portal Info Money, a Justiça de São Paulo decretou a falência da rede de livrarias em outubro do ano passado. O pedido foi feito pela própria empresa, que no passado teve a maior rede de livrarias do Brasil.

A rede foi à falência em outubro de 2023 (Reprodução: Internet)
A rede foi à falência em outubro de 2023 (Reprodução: Internet)

A decisão da rede, que era muito presente nos shoppings do país, aconteceu no meio do processo de recuperação judicial, devido a uma dívida de R$ 675 milhões. Assim, a própria Saraiva decretou autofalência, sendo atendida pela 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital.

O juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho foi quem decretou a falência da Saraiva. Indicando o descumprido o plano de recuperação judicial e determinou a suspensão de ações e execuções contra a empresa, além da apresentação da relação de credores. Assim, a rede anunciou o fechamento de suas lojas físicas.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A rede teve que sair de todos os shoppings que se encontrava (Reprodução: Internet)
A rede teve que sair de todos os shoppings que se encontrava (Reprodução: Internet)

Além disso, a empresa demitiu todos os funcionários. A Saraiva tinha muitas lojas espalhadas pelos shoppings em todo o país e era a maior livraria do Brasil. Quando entrou em recuperação judicial em 2018, a rede iniciou também o processo de fechamento de suas lojas, sendo 22 só neste ano.

Veja também

Já em julho de 2022, a Saraiva fechou mais sete: Shopping Osasco (SP), Shopping Vila Velha (ES), Shopping Belém (PA), Shopping ABC Plaza (SP), Shopping Norte (RJ), Shopping Juiz de Fora (MG) e Shopping Passeio das Águas (GO). Depois ela fechou o que restava e assim teve a falência decretada.

Saraiva teve a sua falência em outubro deste ano (Reprodução: Internet)
Saraiva teve a sua falência em outubro deste ano (Reprodução: Internet)

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.