É oficial!

Agora é oficial: Nova lei de trânsito é aprovada por Lula e motoristas precisam ter alerta máximo com multa

21/05/2024 às 13h19

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Lula aprova lei de trânsito e motoristas precisam ter alerta com multa (Reprodução/Montagem/Globo/Canva)

Lula aprova nova lei de trânsito e crava alerta sobre multa

Para a surpresa de milhões de cidadãos, uma nova lei de trânsito é aprovada pelo presidente Lula e motoristas precisam ter alerta máximo com multa.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Portanto, segundo informações do portal JM Online, o presidente sancionou com vetos a proposição que recria o seguro obrigatório para vítimas de acidente de trânsito, conhecido como DPVAT e agora rebatizado para SPVAT.

Para quem não sabe, o seguro DPVAT, era uma uma cobertura financeira destinada a indenizar vítimas envolvidas em acidentes com veículos automotores terrestres, abrangendo danos pessoais, independentemente de a vítima estar sendo transportada pelo veículo ou não.

A cobrança do DPVAT acabou durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O último pagamento ocorreu em 2020.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Sendo assim, a nova medida foi publicada nesta última sexta-feira (17) no Diário Oficial da União e o texto prevê que a taxa começará a ser contada somente em 2025. O texto foi aprovado pelo Senado no início de maio.

Veja também

No entanto, Lula vetou os artigos que propunham multa e infração grave para quem não pagasse o seguro.

Isso porque, o político afirmou que a penalidade foi considerada excessiva para um serviço considerado de caráter social.

Além disso, o governo também alegou que o projeto de lei prevê que, para ter o veículo licenciado, poder fazer a transferência para outros condutores ou dar baixa no registro, é obrigatório que o SPvAT esteja quitado.

Desse modo, a previsão é que o SPVAT de e ficar entre R$50 e R$60, mas o valor da cobrança só será confirmado a partir de 2025.

Ademais, na nova medida serão garantidos os custos de atendimentos médicos, fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos, que não sejam disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O governo federal justifica que o novo projeto busca verba necessária para a continuação de novas indenizações por morte, invalidez permanente e reembolso reabilitação profissional após invalidez parcial e serviços funerários.

Quem tem direito a receber o DPVAT?

Seja motorista, passageiro ou pedestre, brasileiro ou estrangeiro, todos têm o direito de solicitar e receber a indenização. Por uma determinação do Conselho Nacional de Seguros Privados, o DPVAT não será cobrado em 2023, já é o terceiro ano consecutivo de isenção.

O Congresso Nacional aprovou que a Caixa gerencie o DPVAT - Foto: Reprodução/Internet
DPVAT – Foto: Reprodução/Internet
Trânsito de veículos (Reprodução/Internet)
Trânsito de veículos (Reprodução/Internet)
As multas chegam a ser até 10 vezes mais cara que a padrão (Reprodução: Internet)
Multa de trânsito (Reprodução: Internet)

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.