VITÓRIA DOS BENEFICIÁRIOS

Aposentados em êxtase: Governo Lula arma antecipação do 13º salário do INSS com 2 presentões aos idosos 60+

INSS

Entenda situação do INSS (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Beneficiários da Previdência Social esperam por adiantamento do pagamento extra, que pode vir ainda no primeiro semestre

Para os trabalhadores em atividade, o 13º salário caiu há pouco tempo e deve voltar somente no fim de 2025. Mas, no INSS, o adicional já pode estar bem perto de cair na conta, ainda neste início de ano.

Por enquanto, o calendário ainda não foi divulgado pelo Ministério da Previdência, mas as expectativas são altas para que o pagamento ocorra ainda no primeiro semestre. Desde 2020, o Governo Federal vem adiantando as transferências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso aconteceu porque, na época, o país enfrentou a pandemia do coronavírus, ainda na gestão de Jair Bolsonaro. Em janeiro de 2023, Lula assumiu a presidência e manteve o adiantamento, salvando uma lista com mais de 28,5 milhões de idosos que recebem o salário mínimo.

Por isso, agora, surge a possibilidade de que o 13º seja depositado já em meados de abril, se não houver nenhuma mudança dos anos anteriores. Desde o dia 1º de janeiro, entrou em vigor a nova base salarial, que subiu de R$ 1.412 para R$ 1.518 mensais.

O valor também passou a valer para outros pagamentos associados ao mínimo, como o Benefício de Prestação Continuada, Seguro-Desemprego, aposentadorias do INSS e, claro, o 13º salário. Mas, para quem não quer aguardar a divulgação oficial, surgem ainda outras possibilidades.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Caixa Econômica, é possível pegar o dinheiro antecipado. O banco, na verdade, faz um empréstimo, autorizando que o dono da conta pague posteriormente, quando o valor, de fato, cair na conta. No entanto, o INSS segue sendo a instituição responsável pelo pagamento.

O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Benefício de Prestação Continuada garante 13º salário?

Por enquanto, não. Até o momento, o adicional segue exclusivo para os trabalhadores, aposentados e pensionistas, não tendo validade aos idosos que recebem o BPC. Este ano, inclusive, surgirão novas regras no processo de concessão desse auxílio que serve para amparar cidadãos em situação vulnerável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Benefício de Prestação Continuada ampara idosos em situação de vulnerabilidade (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

+ Contudo, veja ainda outras notícias sobre as aposentadorias do INSS e benefícios sociais!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile