CHOCANTE

R$ 1 bilhão na mesa: Magazine Luiza estoura os cofres e compra rival gigantesca para aniquilar as Casas Bahia


Fachada da Magazine Luiza e das Casas Bahia (Foto: Reprodução / Canva)

Magalu está se tornando uma das maiores gigantes varejistas

Para chegar a esse grande império comercial, a Magazine Luiza estourou os cofres para realizar uma compra colossal de rival gigantesca para aniquilar as Casas Bahia.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Isso porque a maior aquisição da história do Magazine Luiza foi aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em 2021.

SAIBA MAIS! Terror com R$ 300 milhões: O fechamento colossal da Magazine Luíza e o comunicado da varejista ao Brasil

Em julho daquele ano, a varejista comprou o Kabum, e-commerce de produtos de informática e do universo gamer, pela bagatela de R$ 1 bilhão de reais.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com o órgão federal que regula fusões e aquisições, a compra só foi aceita caso não provocasse efeitos negativos no mercado e, por isso, recebeu aval sem restrições do Cade.

Veja também

O Magazine Luiza comprou o Kabum por R$ 1 bilhão à vista, além de transferir 75 milhões de ações ordinárias da varejista na bolsa (MGLU3) para os acionistas do e-commerce, ao longo de um ano e meio (concluindo no final de 2022).

Uma terceira etapa da aquisição envolveu o pagamento de mais 50 milhões de papéis da empresa até 2024. O valor total, no entanto, seria de R$ 3,4 bilhões de reais de acordo com informações do portal Tecno Blog.

O Magalu viu valor na rentabilidade e na eficiência operacional da Kabum para optar por comprar a gigante varejista. As vendas do e-commerce de informática mais do que dobraram no período de pandemia: um aumento de 128% em 2020, ano em que a empresa registrou faturamento acima de R$ 75 milhões.

Magazine Luiza (Imagem: Divulgação)
Magazine Luiza (Foto: Reprodução / Canva)

POR QUE A MAGAZINE LUIZA COMPROU A KABUM?

Nos primeiros meses de 2021, compras no site seguiram em alta, e a empresa fechou os primeiros semestre com crescimento de 61% em vendas na época.

Em comunicado enviado ao mercado na ocasião, o CEO do Magalu, Frederico Trajano, destacou que esse tipo de lucratividade não era comum no varejo eletrônico.

“Isso mostra que a empresa é muito alinhada com a filosofia do Magalu, que também apresenta crescimento acelerado com resultados sustentáveis”, pontuou o executivo, em julho de 2021.

A compra do Kabum foi a 22ª aquisição feita pela Magazine Luiza em um ano e meio. Além de anunciar a compra de 100% da varejista, a rival das Casas Bahia comunicou um novo follow-on (venda subsequente de ações ao mercado), liderado por vários bancos.

“Os recursos captados terão como destino a expansão do Magalu em novos mercados, investimentos em logística, com abertura de novos centros e hubs de distribuição, e o pagamento de aquisições estratégicas”, disse a varejista em nota na época.

Kabum foi a 22ª aquisição feita pela Magazine Luiza em um ano e meio (Foto: Reprodução / Canva)
Kabum foi a 22ª aquisição feita pela Magazine Luiza em um ano e meio (Foto: Reprodução / Canva)

QUAL É A MAIOR REDE VAREJISTA DO BRASIL?

Carrefour (CRFB3) é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Carrefour se tornou dono do Grupo Big em 2022 (Reprodução/Foto: Regis Duvignau/Reuters)
Carrefour (Foto: Reprodução / Reuters)

 

🚨 Vingança de estrela do SBT indo pra Record + Huck é DETONADO + Filha de Ana Maria denuncia a Globo      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: diego.laureano@otvfoco.com.br