Celebridades

Maurício Sherman, diretor da Globo e descobridor de Xuxa e Angélica, morre aos 88 anos

O diretor Maurício Sherman vai ao Musical "Cabaret"com Claudia Raia, no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon
O diretor Maurício Sherman em 2012 durante o musical de Cláudia Raia(Foto: AgNews)

Um dos pioneiros da TV brasileira, o diretor Maurício Sherman, morreu na manhã dessa quinta-feira, 17 de outubro, o radialista estava com 88 anos e o motivo do falecimento não foi divulgado

Um dos principais idealizadores da televisão brasileira, Maurício Sherman esteve a frente de grandes programas e figuras importantes da TV como Faustão, Os Trapalhões, Angélica, Xuxa, Fantástico e Video Show.

Conhecido pela sua linguagem televisiva, Sherman começou cedo na indústria audiovisual.  Ainda jovem trabalhou como ator em diversas rádios ao lado de grandes nomes como Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg. Depois de também se revelar como ator nos teatros atuou em produções das emissoras Tupi e TV Paulista.

Em 1966, Maurício Sherman começa a trabalhar e se destacar na Globo como diretor, ele entrou na emissora em 1965. Por lá dirigiu os programas de humor,Riso Sinal Aberto e Bairro Feliz. O diretor ainda teve passagens pela TVs Excelsior e Tupi. Em 1972 volta à Globo para trabalhar ao lado de Jô Soares, no programa Faça Amor Não Faça Guerra.

Maurício Sherman se especializou no humor na TV e foi responsável por dirigir grandes programas do gênero como o Chico Anyisio Show (1981), Os Trapalhões (1981), e o Zorra Total. No Zorra, seu último trabalho na TV, ficou entre 1999 até 2014 dirigiu inúmeros humoristas que hoje atuam nas novelas da emissora como Fabiana Karla, Ingrid Guimarães, Lúcio Mauro Filho e Heloísa Périssé.

Um de seus maiores acertos foi convidar, a então modelo Xuxa Meneghel para apresentar um programa infantil na Manchete, O Clube da Criança. O sucesso foi tanto, que a Globo logo convidou a rainha dos baixinhos para integrar seu casting de artistas. Em sua nova missão, Maurício Sherman acertou mais uma vez e descobriu Angélica, que assumiu o lugar deixado por Xuxa. Anos depois Angélica foi para o SBT e Sherman retornou para Globo.

Ainda na Globo, Maurício Sherman também foi um dos diretores do Domingão do Faustão, em 2001. O diretor também foi responsável por transformar o Video Show de programa semanal para um diário.

Ana Maria Braga se emocionou ao anunciar a morte do colega durante o Mais Você dessa quinta-feira: “Agora, durante o programa, acabei de receber a notícia da morte de um dos maiores conhecedores da televisão brasileira e acho que do mundo. Ele tinha uma sensibilidade maravilhosa. É o Maurício Sherman. Ele me recebeu muito bem aqui, 20 anos atrás, me convidou para participar de programas de humor e me fez muito feliz em testar minhas habilidades e em ter sua amizade”disse a apresentadora.

O diretor Maurício Sherman faleceu nessa quinta-feira aos 88 anos (Imagem: reprodução)
O diretor Maurício Sherman faleceu nessa quinta-feira aos 88 anos (Imagem: reprodução)

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Mozuka Braga

Formado em Publicidade, Rádio e TV e Teatro é um apaixonado pelo mundo do entretenimento, principalmente séries e novelas. Em 2016 também concluiu sua pós em Produção Executiva e Gestão de TV pela FMU.