Mundo

Mel Maia, Deborah Secco e Xuxa se vestem de coragem e denunciam: “aterrorizante!”

Mel Maia, Deborah Secco e Xuxa se vestem de coragem e denunciam assédio: "aterrorizante!" (Foto: montagem TV Foco)
Mel Maia, Deborah Secco e Xuxa se vestem de coragem e denunciam assédio: “aterrorizante!” (Foto: montagem TV Foco)

Famosas se enchem de coragem e revelam assédios que já sofreram

Na manhã da última quinta (13), a atriz mirim Mel Maia trouxe à público um comentário que havia recebido de um seguidor. A atriz, de 15 anos, publicou uma foto nos stories e recebeu uma mensagem um tanto quanto perturbadora de um homem supostamente casado: “Essa sua língua deve fazer mágica”. Mel Maia ficou incomodada com o que viu e não guardou para si. A garota mandou a mensagem que havia recebido para a esposa do seguidor e mostrou o assédio no Twitter.

Não só Mel Maia, mas diversas outras famosas denunciam situações como essa. O termo assédio está se tornando cada vez mais comentado na mídia, uma vez que mais mulheres estão se encorajando a quebrar o silêncio. Deborah Secco, Xuxa Meneghel, Luana Piovanni, entre ouras artistas aproveitaram a onda de hashtags sobre o assunto para darem seu depoimento, ajudando outras mulheres entenderem o que é assédio e encorajando-as a denunciar.

Xuxa Meneghel

Xuxa conta sobre o passado e revela que já sofreu assédio
Xuxa conta sobre o passado e revela que já sofreu assédio (Foto: reprodução)

A ‘rainha dos baixinhos’ revelou algumas situações que passou quando era mais nova para uma entrevista ao Fantástico, em 2012. “Me dá vontade de vomitar quando eu lembro que tudo isso aconteceu e eu não pude fazer nada. Eu não sabia, eu não tinha experiência. O que uma criança tem de experiência? O que ela pode fazer?”

A cantora, atriz e apresentadora chegou a ser molestada por amigos próximos de seu pai, por professores e nunca teve coragem de se pronunciar quando pequena pela proximidade que tinha com os abusadores. Além disso, ela confessou que tinha medo de a culparem e não acreditarem nela, uma vez que era apenas uma criança sofrendo assédio de adultos, que com certeza negariam o que estavam fazendo. Ao ficar mais velha, porém, Xuxa soube usar da visibilidade que tinha para contar o que passou, estimulando mais garotas a denunciarem caso sofram algo do tipo, independente da idade.

Luana Piovani

Luana Piovani (Foto: reprodução0
Luana Piovani (Foto: reprodução0

A atriz contou que só lembrou do que havia acontecido com ela depois que viu os relatos nas redes sociais, quando a #PrimeiroAssédio surgiu. O caso de Luana prova a importância de relatar os abusos sofridos, inspirando outras mulheres a entenderem o que aconteceu no passado. “Eu fui assediada verbalmente e fisicamente. […] Fui tocada. Tinha entre seis e oito anos, mas depois nunca mais aconteceu. Aconteceu umas quatro vezes. Tenho uma certa dificuldade quando vou na ginecologista, e eu acho que é por conta disso. “, revelou.

Deborah Secco

Deborah Secco relata assédio sofrido (Foto: reprodução)
Deborah Secco relata assédio sofrido (Foto: reprodução)

Em uma entrevista para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a atriz abriu o jogo e contou sobre diversas situações que passou. Deborah Secco revelou que foi assediada por diversos chefes ao longo da carreira: “Tem aqueles que te chamam pra jantar, tentam ficar sozinhos com você. Qualquer um que tenha um cargo um pouco importante.” Além das ocasiões que foi molestada por homens em cargos superiores, a atriz contou também que certa vez foi chamada para ir a uma festa como atração especial e o dono do evento acreditava que, por contratá-la, poderia se relacionar com ela.

Gaby Amarantos fala sobre assédio

Gaby Amarantos (Foto: reprodução)
Gaby Amarantos (Foto: reprodução)

A cantora relatou, em entrevista ao programa da Xuxa, que foi assediada quando adolescente diversas vezes, por um mesmo homem: “Tem uma situação na minha adolescência que foi a mais aterrorizante. Um homem bem mais velho me assediava com gestos obscenos, com olhares obscenos, até que eu tive coragem e falei pro meu pai, que tomou uma providência. É muito importante você se proteger, porque assim você está protegendo outras mulheres também.” Relatar casos como esse é de extrema importância. Por menor que pareça o ato, se incomoda, é algo a ser pensado.

TV Foco no Youtube

Sobre o autor

Helena Leite

Estudante de jornalismo que ama cultura, turismo e artes no geral