ENTENDA SITUAÇÃO

INSS: Alexandre de Moraes lança bomba sobre pagamento que atinge aposentados em cheio este ano


Alexandre de Moraes, INSS (Reprodução - Internet)

Conversa sobre a Revisão da Vida Toda continua em andamento e ministro deu declaração

Em março, o Supremo Tribunal Federal tomou uma decisão importante sobre o recálculo das aposentadorias de uma longa lista de beneficiários do INSS. A discussão segue acontecendo, mas surgiram novos desdobramentos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não tem acompanhado o caso, o STF validou trechos da Lei de Benefícios da Previdência. Desde então, a Corte mudou o antigo posicionamento, feito em dezembro de 2022, passando agora a invalidar a Revisão da Vida Toda.

Segundo o jornal O Globo, a principal questão levantada foi o fator previdenciário, usado para aumentar o valor do benefício seguindo o tempo de contribuição. Essa mudança havia sido criada em 1999, mas foi derrubada com a Reforma da Previdência.

INSS
Revisão da Vida Toda é o processo de recálculo da aposentadoria do INSS (Foto: Agência Brasil)

Ainda como apontou a publicação, a Lei de Benefício da Previdência excluiu as contribuições anteriores ao Plano Real, mais de 20 anos atrás, apontando querer evitar a inflação sobre os salários. Porém, isso acabou não sendo vantajoso para alguns trabalhadores.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Em 21 de março, o fator previdenciário voltou a ser discutido. Desta vez, Alexandre de Moraes, que é relator da ação sobre a Revisão da Vida Toda, reforçou o voto se manifestando contra a interferência da validade da regra que possibilitou a revisão das aposentadorias.

Veja também

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros benefícios (Foto: Agência Brasil)

O que diz Alexandre de Moraes sobre a Revisão da Vida Toda?

De acordo com o jornal O Globo, o ministro do Supremo afirmou que a regra de transição foi criada, na verdade, para ajudar o beneficiário do INSS, mas que, em alguns dos casos, seria necessário dar a escolha ao solicitante pela forma mais vantajosa.

“O que a regra de transição pretende é beneficiar o segurado. Se fez uma regra de transição para que ele não fosse prejudicado em determinados casos, mas, na aplicação da regra de transição, determinados segurados tiveram prejuízo”, justificou o político.

🚨 Eliana despreza SBT e é DETONADA + Ivete Sangalo acaba com carreira e abandona TUDO + Patrícia Abravanel na Globo        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br