O FIM

Escândalo e portas fechadas: O triste dia em que montadora de carro famoso acabou dando adeus no Brasil


Montadora brasileira fechou as portas (Foto: Reprodução/G1)

A IBAP, montadora responsável pela confecção do Democrata, fechou as portas após enfrentar uma série de escândalos

Desenvolvido apenas no Brasil e com poucas unidades comercializadas, o Democrata foi um carro que gerou inúmeras polêmicas, mas que chamou atenção por seu design em plenos anos 1960. A montadora, contudo, fechou suas portas rapidamente, sem conseguir se consolidar no mercado brasileiro.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A Indústria Brasileira de Automóveis Presidente (IBAP) foi uma montadora localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e criada por Nelson Fernandes, em 1963. O empresário tinha o sonho de criar um carro totalmente nacional, mas não até onde levou seu projeto, os planos foram por água abaixo.

A princípio, os 120 funcionários da montadora teriam benefícios como título de propriedade da IBAP, além de participação na diretoria, desconto na compra do carro e preferência para se tornarem revendedores. Os planos, entretanto, começaram a ruir em pouco tempo.

Vista frontal do Democrata, da montadora IBAP (Foto: Reprodução/Quatro Rodas)
Vista frontal do Democrata, da montadora IBAP (Foto: Reprodução/Quatro Rodas)

De acordo com reportagem da Quatro Rodas, críticos começaram a questionar a visibilidade do projeto, já que naquela época, carrocerias de fibra de vidro eram mais comuns em veículos esportivos, não em carros fabricados em larga escala, como o Democrata.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Depois, um navio cargueiro com peças de componentes mecânicos italianos foi interceptado, sob suspeita de contrabando. A imprensa começou a fazer uma propaganda negativa em cima da IBAP e de Nelson Fernandes, que não conseguia de jeito nenhum reverter essa impressão.

Veja também

MAIS ESCÂNDALOS

Uma CPI para averiguar se a empresa estava dando golpe nos investidores foi instalada em junho de 1966, o que acabou fazendo com que compradores desistissem do investimento. Após uma vistoria do Banco Central na fábrica, um laudo sugeriu que não havia profissionais gabaritados para a produção do Democrata.

Nelson Fernandes respondeu a um processo por “coleta irregular da poupança popular sob falsa alegação de construir uma fábrica de automóveis”. A IBAP, por sua vez, fechou dois anos depois. Atualmente, somente peças e alguns protótipos sobraram na fábrica de São Bernardo do Campo.

DONO DA MONTADORA CONSEGUIU PROVAR INOCÊNCIA?

O dono da empresa ganhou a inocência duas décadas depois, quando não havia mais como contornar a situação. Ele culpou a imprensa pela campanha suja contra o projeto. “Por influência de empresários de São Bernardo do Campo, que teriam prometido pressões contra a IBAP como nem o ex-presidente Jânio Quadros conhecera”, declarou.

O Democrata enfrentou escândalos (Foto: Reprodução/Quatro Rodas)
O Democrata enfrentou escândalos (Foto: Reprodução/Quatro Rodas)

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco. Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br