LUTO

Morre Aracy Balabanian, atriz da Globo, aos 83 anos


Aracy Balabanian. (Foto: Reprodução / Internet)

Luto: Atriz veterana acaba de ter morte confirmada

Um dia triste para a história da dramaturgia brasileira. Morreu, nesta segunda-feira (07), Aracy Balabanian, uma das maiores atrizes da Globo, aos 83 anos.

A notícia foi confirmada pelo Jornal O Globo, que divulgou que ela estava internada no Rio de Janeiro lutando contra um câncer, segundo o que foi informado pela família. Detalhes sobre o velório não foram divulgados até o fechamento desta nota.

Afastada da TV desde 2019, a veterana costumava dar o ar da graça em entrevistas, mas estava com a saúde debilitada desde 2022. Alessandro Lo-Bianco, colunista de Sonia Abrão, informou que ela havia descoberto tumores e estava com câncer no pulmão.

Sempre muito discreta, Aracy Balabanian viveu algumas relações com famosos e anônimos, mas não se casou e decidiu também não ter filhos, para se dedicar completamente à carreira.

A famosa atriz da Globo, Aracy Balabanian - Foto Reprodução Internet
A famosa atriz da Globo, Aracy Balabanian – Foto Reprodução Internet

Como a atriz ficou famosa?

Aracy iniciou carreira na TV Tupi, quando estrelou a peça “Antígona”. Em 1964, fez sua primeira novela, “Marcados Pelo Amor”, na Record, onde interpretou Lúcia. Foi só neste ano que seu pai decidiu aceitar a escolha profissional dela.

Veja também

Em 1968, brilhou no teatro com a peça “Hair”. Estreou na Globo em 1972, como Giovana na novela O Primeiro Amor. A partir daí, fez várias novelas na casa, e começou a explodir no país por seu talento com a personagem inesquecível “Violeta”, na novela “O Casarão”.

Depois disso, Aracy Balabanian passou a ser cada vez mais convocada para novelas e fez história com novos personagens. Em 80, se destacou como a sofrida “Maria Faz-Favor” em Coração Alado, cinco anos depois, explodiu como a ardilosa Marta na primeira versão de Ti-Ti-Ti.

No entanto, foi em 1995 que foi ao ar com sua personagem mais marcante: Filomena Ferreto, a perversa matriarca de A Próxima Vítima. No ano seguinte, estrelou a socialite “Cassandra” de Sai de Baixo, seriado humorístico que virou um fenômeno na Globo e era gravado em um teatro.

Miguel Falabella, Marisa Orth e Aracy Balabanian, do Sai de Baixo. (Foto: Reprodução / Internet)
Miguel Falabella, Marisa Orth e Aracy Balabanian, do Sai de Baixo. (Foto: Reprodução / Internet)

Em 96, Aracy já tinha entrado para a história com sua risada icônica, que virou marca registrada. De acordo com Miguel Falabella, era o ponto alto do texto: “Se o público não entendeu a piada, a Aracy fecha”. A veterana ficou na produção até 2002.

Seu sucesso não parou por aí. 2 anos após o fim do Sai de Baixo, deu vida à Germana em Da Cor do Pecado, que fazia parte de um dos principais arcos da trama. Em 2010, também se destacou como Gemma na novela Passione.

Foto de Aracy Balabanian tem foto de quando era novinha divulgada e choca a web
Aracy Balabanian no início da carreira. (Montagem: TV Foco)

AFASTAMENTO

Esteve em Saramandaia em 2013, e seu último trabalho de maior duração foi em 2016, como Giuseppina em Sol Nacente. Depois disso, fez apenas participações especiais em outras produções e se afastou da TV em 2019, após o especial “Juntos A Magia Acontece”.

No mesmo ano, voltou ao papel icônico de Cassandra para estrelar o longa do Sai de Baixo e encerrou este ciclo da sua vida com chave de ouro.

Com centenas de trabalhos na atuação e 5 prêmios de melhor atriz, além de várias indicações, Aracy Balabanian deixa um legado inesquecível para a história da dramaturgia.

Tony Ramos, Aracy Balabanian e Geraldo Vietri (Foto:
Tony Ramos, Aracy Balabanian e Geraldo Vietri (Foto: Reprodução)

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Bianca Santos. Graduada em Rádio, TV e Internet pela Anhembi Morumbi e Pós-Graduada em Assessoria de Comunicação e Redes Sociais na mesma instituição. Atuo na comunicação desde o ano de 2012, quando tinha 15 anos, e me aperfeiçoei na criação de conteúdo e redação ao longo das minhas experiências. Tenho vivência em ambientes corporativos, agências de entretenimento e emissoras de televisão. Apaixonada por falar sobre entretenimento, mundo dos famosos e audiências da TV. Posso ser encontrada através do número: (11) 91190-4486Email: [email protected]