EITA

“Não suportam”: Bradesco e Itaú fazem comunicado com péssima notícia aos clientes e você precisa estar atento

26/05/2024 às 8h56

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Bradesco e Itaú (Foto: Reprodução/ Internet)

Bancos como o Bradesco e o Itaú cravam comunicado com péssimas notícias aos clientes

Os bancos privados são extremamente importantes quando o assunto é a economia brasileira. Vale dizer que, inclusive, o setor bancário tem crescido cada vez mais, no entanto, na mesma velocidade do crescimento, também surgem crises. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre um comunicado cravado pelo Bradesco e Itaú com péssimas notícias aos clientes.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Bom, no ano passado, em março, o setor bancário se sentiu abalado com a redução das taxas máximas de juros da modalidade pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social), segundo o portal ‘Agência Brasil’. O que acarretou instituições financeiras, como o Bradesco e o Itaú, a tomarem decisões mais firmes.

Como exemplo de posicionamento dos bancos, podemos citar a suspensão das linhas de crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque, na época, as taxas máximas de juros da modalidade foi de 2,14% para 1,7% em 13 de março de 2023.

Bradesco e Itaú possuem taxas altas (Foto: Reprodução/Shopping Morumbi/Estadão)
Bradesco e Itaú anunciaram suspenção de serviço (Foto: Reprodução/Shopping Morumbi/Estadão)

Com isso, a redução impactou os bancos como Itaú e Bradesco, que afirmaram não possuírem condições de arcar com os custos dessa variante, sendo assim a solução seria a suspensão. Destacando que, instituições públicas como Caixa e Banco do Brasil, também alegaram que não possuíam condições de pagar os custos de captação, e iriam suspender o serviço.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Logo da Caixa e do Banco do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)
Logo da Caixa e do Banco do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

Confira o comunicado da Febraban

Em nota, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) explicou a decisão: “Os patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto e os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público, carente de opções de crédito acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras (produtos sem garantias), pois uma parte considerável já está negativada”.

Veja também

Decisão revogada

Poucos dias depois, algumas instituições começaram a se adequar para voltarem a realizar a modalidade de empréstimo consignado. Os primeiros a voltarem na época foram o Banco do Brasil e o Santander. Segundo o portal ‘Info Money’, a Caixa e o Itaú logo depois também retomaram a linha de crédito.

E vale dizer que, desde o início do Governo Lula, as taxas de juros sofreram várias alterações, inclusive, no último mês de março, com a aprovação do CNPS, o limite para o empréstimo com desconto em folha caiu de 1,72% para 1,68% ao mês. Segundo o ‘Gov.Br’, sendo a sétima queda das taxas desde o início da atual gestão, em 2023.

Empréstimo consignado é muito utilizado pelos beneficiários (Reprodução: Internet)
Empréstimo consignado é muito utilizado pelos beneficiários (Reprodução: Internet)

Quais são os melhores bancos?

Segundo a ‘Forbes’, em 2024, em primeiro lugar está o Nubank, em seguida PagBank e Sicoob. Logo atrás, o Banco Inter foi classificado em quarto lugar, seguido pelo Sicredi. Apesar de terem uma forte presença no mercado interno, instituições como Banco do Brasil, Itaú e Santander não apareceram na lista deste ano.

🚨 Luto! Ralf sabia que irmão ia morrer + Datena fracassa + Sensitiva crava sobre Silvio   

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.