ATENÇÃO

ALERTA: Nova lei atinge em cheio a Uber e o Ifood e paralisação dos serviços é confirmada nesta quinta (31)


Trabalhadores do Uber e Ifood planejam paralisação (Imagem Reprodução Internet)

Os trabalhadores de aplicativos não concordaram com nova regulamentação e prometeram entrar em greve

Empresas e trabalhadores que operam em aplicativos de transporte e entregas têm até o dia 12 de setembro para alcançar um consenso sobre a regulamentação da categoria profissional.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A informação foi divulgada pelo secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gilberto Carvalho, nesta terça-feira.

Trabalhadores de aplicativo planejam greve após rejeição de nova lei (Imagem Reprodução Internet)
Trabalhadores de aplicativo planejam greve após rejeição de nova lei (Imagem Reprodução Internet)

O grupo de trabalho composto por representantes do governo, empresas e trabalhadores do setor se reuniu na sede do MTE em Brasília, porém, não foi possível chegar a um acordo na ocasião.

+Em ruínas e macabro: O adeus avassalador de um dos maiores shoppings do Brasil após duas décadas

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


“Durante o encontro, as empresas apresentaram uma proposta aos trabalhadores, especialmente relacionada a questões salariais e compensação por desgaste dos veículos”, explicou Carvalho em vídeo divulgado nas redes sociais do MTE.

Veja também

O secretário ressaltou que houve uma discussão franca e intensa, proporcionando o primeiro contato com a proposta.

Agora, ambos os lados devem chegar a um acordo em pontos fundamentais, incluindo ganhos, previdência, saúde e segurança, transparência dos algoritmos e jornada de trabalho.

Carvalho salientou que as negociações bilaterais serão intensas até o prazo estabelecido, e apesar dos interesses divergentes, todos saíram da reunião com a perspectiva de alcançar um acordo.

Essa orientação foi reforçada tanto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

+Desconto de mais de R$ 20 mil: Chevrolet derruba preço de carro amado no Brasil e motoristas enlouquecem

Se até o dia 12 não houver um entendimento ou contraproposta da Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) e do Movimento Inovação Digital (MID), está prevista uma greve nacional que paralisaria as entregas feitas por aplicativos.

Trabalhadores de aplicativo planejam greve após rejeição de nova lei (Imagem Reprodução Internet)
Trabalhadores de aplicativo planejam greve após rejeição de nova lei (Imagem Reprodução Internet)

O MID, que representa diversas plataformas digitais, propôs valores mínimos para motoristas e entregadores, visando equilibrar a sustentabilidade das organizações e valorizar os profissionais.

Eles propuseram, por exemplo, valores mínimos por hora para diferentes tipos de entregas.

+R$ 1 bilhão LIBERADO: Banco do Brasil dá ótima notícia e acaba de autorizar saque gigantesco para SETEMBRO

A Amobitec, que inclui Uber, iFood, Amazon e a 99, propôs um valor mínimo por hora trabalhada no transporte privado individual de passageiros. A associação também apresentou propostas para remuneração de entregadores em diferentes modais.

A expectativa é de que esses esforços conjuntos culminem em uma regulamentação mais justa e benéfica para ambas as partes, considerando as características específicas do setor de transporte e entregas por aplicativo.

🚨 Globo acusada de ritual sat@nico + SBT responde acusação grave de rival + Davi coloca 70 mil no PIX dele      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis