PRESENTÃO!

ADEUS de CNH confirmado: Nova lei de trânsito libera lista de veículos populares do uso do documento em 2024

10/06/2024 às 19h15

Por: Taís Araújo
Imagem PreCarregada
Nova lei define fim da CNH para alguns veículos - (Foto: Reprodução / Internet)

Nova lei de trânsito define o fim da Carteira Nacional de Habilitação para alguns veículos populares

O documento mais importante para quem deseja dirigir é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em regra, a credencial é obrigatória, no entanto, uma ótima notícia caiu para os donos de veículos este ano. Isso porque, uma lei em vigor libera alguns meios de transportes do uso da documentação.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

De acordo com informações do portal “BM&C News”, uma nova lei de trânsito ao qual foi recentemente aprovada decretou o fim da da exigência da CNH para condutos de alguns veículos em questão. A Resolução nº 996/2023 trouxe mudanças nas normas, aprimorando a diferenciação entre diversas categorias.

Vale destacar que, a ideia é garantir a regulamentação dos transportes e uma maior segurança dos seus respectivos condutores. Portanto, veja logo a seguir quais veículos populares que foram liberados do uso do documento.

Ciclomotores: veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não ultrapassa 50 cm³ de capacidade e com velocidade limitada a 50 km/h. Esses veículos existem o uso da CNH.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Ciclomotores são amplamente utilizados para locomoção urbana e deslocamentos de curta distância. (Foto: Reprodução/ Internet)
Ciclomotores são amplamente utilizados para locomoção urbana e deslocamentos de curta distância. (Foto: Reprodução/ Internet)

Bicicletas: Veículos movidos exclusivamente pela força humana, com duas rodas e semelhança com motocicletas, motonetas ou ciclomotores.

Veja também

As bicicletas tem aumentado suas vendas nos últimos anos (Reprodução: Internet)
Bicicletas – (Reprodução: Internet)

Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos: incluem patinetes, skates e monociclos com motor próprio para propulsão. Opções ágeis e ecológicas para deslocamento urbano.

Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos - (Foto: Reprodução / Internet)
Equipamentos de mobilidade individual auto-propelidos – (Foto: Reprodução / Internet)

IMPORTANTE:

Com a classificação, usuários de ciclomotores e equipamentos, além de ciclistas, possuem regras objetivas. Em contrapartida, mesmo com as mudanças estabelecidas, o uso da Carteira Nacional de Habilitação ainda se torna obrigatória para motocicletas elétricas, ciclomotores e motonetas. Pois, para pilotar esses veículos, é preciso possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A.

Qual é o valor de uma bicicleta elétrica?

Segundo informações do portal ‘Estadão’, o preço de uma bicicleta elétrica pode chegar a R$ 10.890. A velocidade máxima da bicicleta elétrica Vela X agora chega a 32 km/h, atendendo às novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dessa forma, apesar do preço ser considerado elevado, é inferior ao de outras bikes elétricas importadas que têm menos tecnologia e são menos adaptadas às cidades brasileiras.

🚨 Ex de Nahim em gu3rra com filha do cantor + Faustão e Fernanda Montenegro esnobam a Globo + Fraude de Matteus 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

CNH

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.