Atenção

Alerta: Nova lei das placas de carros e motos já está em vigor e traz punição grave para estes motoristas

24/07/2023 às 11h50

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Nova lei para carros e motos traz grave punição (Reprodução: Montagem TV Foco)

Alerta: Nova lei das placas de carros e motos traz punição grave

Uma nova lei de placas de carros e motos já está em vigor, desde abril deste ano de 2023, e traz uma grave punição para quem descumpri-la, com o motorista podendo até parar na prisão.

Todos os condutores de veículos devem estar atentos as novas regras de trânsito, que estão em constante mudança, e não é por acaso que o Brasil é considerado um fábrica de multas, já que milhares são aplicadas todos os dias, por diversos motivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 26 de abril de 2023, de acordo com a Lei 14.562, se tornou proibido fazer qualquer tipo de mudanças no chassi e nas placas dos carros e das motos, passando a ser considerado crime.

Carro com placa adulterada pode gerar pena de até seis anos de prisão (Reprodução: Internet)
Carro com placa adulterada pode gerar pena de até seis anos de prisão (Reprodução: Internet)

Por tanto, quem adulterar, remarcar ou modificar os números e letras da identificação cairá no Artigo 311 do Código Penal, podendo levar à pena de três até seis anos de prisão.

Continua após o Veja Também

Veja também

Além disso, De acordo com o ‘Estadão’, andar com o automóvel sem placa também é uma infração gravíssima, mas essa não leva à prisão, porém rende para o motorista uma multa de quase 300 reais, além de tomar 7 pontos na carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante uma entrevista dada ao site ‘Portal do Trânsito’, o advogado Giovanni Rodrigues comentou sobre quais são os principais objetivos dessas mudanças estabelecidas.

“Essa lei buscará punir aqueles condutores que removem a Placa de Identificação do Veículo para, na grande maioria das vezes, cometerem alguma conduta ilícita diante da lei, pois se não há irregularidades, não existe motivo para querer esconder a identificação do veículo”, contou ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ser pego com o veículo sem placa causa a remoção até sua regularização (Reprodução: Internet)
Ser pego com o veículo sem placa causa a remoção até sua regularização (Reprodução: Internet)

Quanto tempo leva para expirar os pontos da CNH?

Os pontos levam 12 meses para expirarem, por tanto caso esteja no limite de estourar a pontuação, deve ficar cauteloso até a primeira multa registrada completar 1 ano.

🚨 Xuxa expõe podre do marido de Sasha + Graciele Lacerda recebe at4ques após gravidez + Faro é DETONADO    

carros
lei
Motos
multa
placa
prisão
Gabriel Amaral

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.